Evento: PROJETO EXTENSÃO FLORESCENDO NA UNICHRISTUS Voltar

mar 03 14:00
PROJETO EXTENSÃO FLORESCENDO NA UNICHRISTUS
INSCRIÇÃO
  • INVESTIMENTO DO ALUNO:
    R$ 260,00 (Aluno matriculado na Unichristus atendimento) + 1 Pacote de leite em pó a ser entregue no 1º dia de curso

    R$130,00 (Aluno matriculado na Unichristus observacional) 120,00 + 1 Pacote de leite em pó a ser entregue no 1º dia de curso
  • Site de Eventos Unichristus
  • cartão de crédito em 3 vezes
  • Inscreva-se

JUSTIFICATIVA:
Crianças com necessidades especiais ou que apresentem algum tipo de comprometimento em algum sistema ou com significativas diferenças físicas, sensoriais ou intelectuais, decorrentes de fatores inatos ou adquiridos, de caráter permanente ou transitório que acarretam dificuldades em sua interação com o meio físico e social.
Precisamos ensinar à sociedade, de uma maneira geral, que os indivíduos antes apresentarem necessidades especiais são seres humanos capazes e dotados de inúmeras possibilidades, com potenciais a serem trabalhados. Além da realização de um trabalho assistencial que visa promoção, prevenção e reabilitação tendo como objetivo a integração e a socialização, além de uma melhor qualidade de vida para este público.
 
 
OBJETIVOS:

    Prestar assistência fisioterapêutica às crianças com necessidades especiais, por seqüelas ortopédicas, traumatológicas, reumatológicas, respiratórias e neurológicas ou que apresente patologias que comprometem a sua funcionalidade tencionando melhorar sua qualidade de vida assim como a de sua família.
    Conhecer a abordagem da fisioterapia nas más-formações congênitas e distúrbios genéticos.
    Possibilitar ao aluno, além do acompanhamento, o atendimento fisioterapêutico especializado e a interação com crianças, vivenciando esse aspecto de nossa realidade.
    Realizar atendimentos individuais e coletivos relacionados à promoção da saúde, prevenção de doenças e assistência de reabilitação visando à reintegração social, familiar.
    Estimular a realização de pesquisas e trabalhos de profissionais e alunos com crianças que apresentam necessidades especiais ou alguma patologia que interfere no seu bem estar.
    Realizar ações de promoções de saúde através de palestras educativas para acompanhantes que estejam em atendimento na Clinica Escola de Fisioterapia.
-     Realizar a integração dos alunos participantes do projetos na clinica escola      através da apresentação de estudos de caso.
  
EMENTA:
Capacitação dos alunos
    Avaliação e intervenção em crianças com necessidades especiais ou qualquer patologia que comprometam a sua qualidade de vida.
    Encaminhamento para atendimento de acordo com as suas necessidades;
    Utilização de  técnicas e recursos fisioterapêuticos;
    Desenvolvimento de programas de prevenção, condutas e cuidados; possibilitando o surgimento de espaços para o desenvolvimento de trabalho social, voluntário, consciente e supervisionado
 
METODOLOGIA:
As crianças se submeterão a uma avaliação, através de fichas elaboradas, protocolo semi-estruturado e estruturado de acordo com o diagnóstico cinético-funcional, além de instrumentos de classificação e avaliação (AIMS,GMFCS, GMFM,DENVER e CIF), onde serão observadas suas capacidades neuromotoras globais, funcionalidades,comportamento, padrões de postura e movimento e assim desenvolverão atividades que promovam movimentos eficazes, além do sistema cardiopulmonar.
Será realizado atendimento de cinesioterapia específica para cada tipo de comprometimento. Intervenções baseadas no conceito Bobath, AHA,TRIM e RTA.
O local para prestar esta assistência será a Clínica Escola do Centro Universitário Unichristus.
Atividades teóricas (leitura de textos da área, estudo de casos, produção de artigos,apresentação de caso clínico e outras).
Atendimentos com:
- Crianças com necessidades especiais ou algum outro tipo de comprometimento, na faixa etária de 0 a 12 anos.
- Crianças consideradas de risco ficarão em atendimento até três anos, sob conduta de intervenção precoce.
PÚBLICO ALVO:
Atendimento - Acadêmicos de fisioterapia matriculados na Unichristus a partir do 6º semestre.
 
Observacional - Acadêmicos de fisioterapia matriculados na Unichristus que não contemplem o pré-requisito.
 
 

DATA/HORA
  • Ter 03/03/2020 14:00
PROGRAMAÇÃO
CARGA HORÁRIA: 104 h
(8hs semanais – turma única)
DIAS DE SEMANA: terças-feiras e quintas-feiras
LOCAL: Clínica Escola de Fisioterapia do Centro Universitário Unichristus
HORÁRIO: Turma única. Terças e Quintas de 14h às 17h
 
HORAS DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR: Serão validadas 104h /a.
Obs: As horas complementares são calculadas proporcionalmente a presença do aluno, confirmada pela lista de presenças.  Assiduidade menor que 75%  não contempla recebimento de horas. 

PERÍODO DA ATIVIDADE: 03 de março a 9 de junho de 2020

Nº DE VAGAS: 13 vagas Atendimento
                            6 vagas Observacional
 
 
LOCAL

Unichristus Parque Ecológico

ENDEREÇO

Rua João Adolfo Gurgel, 133 Papicu, Fortaleza - CE,

Compartilhe nas redes sociais