Evento: PROJETO ACOLHER Voltar

fev 10 13:00
PROJETO ACOLHER
INSCRIÇÃO
  • Inscrições encerradas

JUSTIFICATIVA
Historicamente, a psicologia tem a sua inserção em hospitais gerais em meados da década de 1950, através do Serviço de Psicologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, na área de ortopedia, antes mesmo de tornar-se uma profissão. A necessidade de atenção ao paciente hospitalizado possibilitou que a partir da década de 1970 um novo campo específico começasse a emergir na atuação do psicólogo no Brasil: a psicologia hospitalar, como derivada da psicologia da saúde.A necessidade de respostas às demandas dos campos de atuação, principalmente aquelas que envolvem a formação de profissionais competentes e comprometidos, perpassa a psicologia atual as diversas áreas que compõem o campo da saúde, e área hospitalar como uma das de grande destaque. Tal formação e prática em psicologia hospitalar exige conhecimentos, habilidades e atitudes, ou seja, competências a serem desenvolvidas no que tange a capacidade de atuação frente a atenção a saúde – especialmente com intervenções em prevenção, promoção, proteção e reabilitação. Mais que isso, a implantação de práticas de acolhimento, o esforço em estabelecer adesão e vínculos entre os usuários e os serviços de saúde, cria para o psicólogo o espaço de exercício de uma escuta qualificada da dor e do sofrimento, das necessidades e demandas da população usuárias aos serviços. Entre as possibilidades de atuação observadas no serviço, uma que se apresenta como compatível com o modelo de projeto de extensão é a elaboração de cartilhas psico-educativas e a implantação de estratégias de acolhimento. O hospital constitui-se como instituição de saúde de alta densidade tecnológica, expondo os usuários que por ele passam a instrumentais e intervenções muitas vezes desconhecidos a eles e por este mesmo motivo geradores de dúvidas e ansiedade. Estratégias de escuta e esclarecimento podem, então, facilitar a adaptação e enfrentamento positivo da hospitalização. Neste contexto, propõe-se a realização do “Projeto Acolher” de elaboração de materiais e realização de atividades voltadas ao acolhimento em saúde no espaço hospitalar, mais especificamente com pacientes pré-cirúrgicos e familiares de pacientes admitidos na Unidade de Terapia Intensiva. 

OBJETIVO GERAL
- Elaborar materiais e realizar atividades voltadas ao acolhimento em saúde no espaço hospitalar.
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Trabalhar o acolhimento enquanto postura profissional e estratégia de humanização em saúde;
- Elaborar cartilhas para utilização durante acolhimento com pacientes ou familiares em diferentes situações clínicas;
-  Apresentar aos alunos possibilidades de intervenções de prevenção e promoção de saúde mental no âmbito hospitalar.

LOCAL: Hospital Fernades Távora

PÚBLICO-ALVO: Estudantes do curso de Psicologia da Unichristus, a partir do 3° semestre, que tenham cursado as disciplinas: “Filosofia e ética”, “Introdução à Saúde Coletiva” e “Prática Integrativa I”.

PERÍODO DA ATIVIDADE: 10/02 a 08/06/2020

DIA DE SEMANA: segunda-feira, quarta-feira ou sexta-feira ( o aluno escolhe um dia)

HORÁRIO: 13h às16h

CARGA HORÁRIA: 51 horas
                                (3 horas semanais por aluno)

HORAS DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR: 30 horas

INSCRIÇÃO: eventos.unichristus.edu.br
                     De 22/01  a  05/02/2020

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: Aprovação em entrevista;
                                              Atender ao público-alvo indicado.

NÚMEROS DE VAGAS: 12
  

DATA/HORA
  • Seg 10/02/2020 13:00
PROGRAMAÇÃO
SELEÇÃO:
Entrega de carta de intenções na coordenação até o dia 05/02
Entrevista: 07.02 (a partir das 13h por ordem alfabética) 


EMENTA:
Aspectos psicológicos e emocionais do adoecimento crônico e da enfermidade aguda. A psicologia hospitalar e o trabalho em equipes multiprofissionais - usuários e familiares, funcionários. O acolhimento em saúde como estratégia de humanização do cuidado. O processo de elaboração de cartilhas e sua utilização no campo da saúde. Psico-educação. Prevenção e promoção de saúde mental no âmbito hospitalar. Ensino em serviço na atenção à Saúde. 

METODOLOGIA:
1a Etapa:
- Reconhecimento e familiarização com a rotina do serviço
- Identificação de demandas junto aos pacientes pré-cirurgicos e familiares de pacientes da UTI adulto no momento que envolve a admissão hospitalar e ingresso na instituição.
2a Etapa:
- Elaboração de cartilhas psico-educativas
3a Etapa:
- Início das atividades de acolhimento com utilização das cartilhas junto aos usuários
 
 
LOCAL

Hospital Fernandes Távora

ENDEREÇO

Av. Francisco Sá, 5445 Álvaro Weyne, Fortaleza - CE,

TELEFONES INFORMAÇÕES

(85)3265-8100

Compartilhe nas redes sociais