Evento: JANEIRO BRANCO - O CUIDADO EM SAÚDE MENTAL Voltar

JANEIRO BRANCO - O CUIDADO EM SAÚDE MENTAL

O LUGAR DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO CUIDAR E SER CUIDADO

JUSTIFICATIVA:
O foco de atenção dos profissionais de saúde costuma ser direcionado ao paciente na medida em que este requer os cuidados especializados. Isso porque os pacientes possuem as necessidades nas quais os estudantes e profissionais preparam-se para atender, minimizar e cuidar durante sua trajetória profissional. No entanto, as necessidades do cuidador costumam ser negligenciadas ou pouco valorizadas. Dados de estudos atuais têm mostrado que os cuidadores costumam vivenciar sobrecarga física, emocional, social, financeira e existencial, principalmente no que concerne ao tempo de cuidado prolongado e a doença em estágio avançado (MENEGUIN; RIBEIRO, 2019; STREID et al., 2014). Entende-se que um dos grandes desafios para a formação de profissional de saúde é não somente a capacitação das equipes na prestação de assistência, mas também uma revisão do processo de trabalho diante do contexto de cuidado. Trata-se, por isso, de uma proposta dentro do movimento do Janeiro Branco, a qual evidencia os cuidados voltados para o cuidador do campo da saúde.

OBJETIVOS:
Discutir o papel do cuidador nos processos de cuidado;
Promover uma reflexão sobre o autocuidado por parte do cuidador;
Favorecer a conscientização dos processos de saúde e doença dos envolvidos no processo de cuidado (paciente e cuidador).

PÚBLICO-ALVO: estudantes, professores e profissionais da área da saúde.

LOCAL:  Centro Universitário Christus/ Campus Parque Ecológico

DATA: 31.01.2020 das 16h30min às 18h30min

CARGA HORÁRIA: 2 horas

PALESTRANTE: Ma. Maria Camila Gabriele Moura