Evento: PROJETO DE SUPORTE PSICOLÓGICO - MEDIAPSI Voltar

• Inscrições encerradas

PROJETO DE SUPORTE PSICOLÓGICO NA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS - MEDIAPSI

JUSTIFICATIVA:
A mediação de conflitos é uma forma de solução consensual de disputas que facilita o diálogo entre as partes envolvidas. Intermediada por um mediador, torna-se uma oportunidade para compreender e clarificar os conflitos multifacetados envolvidos em querelas jurídicas, sociais ou comunitárias. No atendimento psicológico de pré-mediação, será propiciado aos assistidos, refletirem sobre as demandas afetivas que entram no Núcleo de Psicologia Jurídica -  NPJ, por meio de uma de uma demanda jurídica. Em detrimento da existência de casos com questões de ordem psicológicas complexas e intensas, geradoras de sofrimento psíquico e instabilidade emocional, que em um ambiente de acolhimento, escuta e orientação psicológica, pode facilitar o processo de mediação.

OBJETIVO GERAL:
Oferecer apoio psicológico as pessoas envolvidas no processo de mediação de conflito com a finalidade a celebração do acordo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Abordar os conflitos e demandas psicológicas dentro das demandas jurídicas;
Qualificar os estudantes do Curso de Psicologia e Direito da Unichristus na mediação de conflitos, estimulando a interdisciplinaridade.

CORPO DOCENTE: Mirella Hipólito Moreira de Anchieta  e Renan Brasil Cavalcante Citó

LOCAL: Núcleo De Práticas  Jurídicas do Centro Universitário Unichristus.

PÚBLICO-ALVO: Acadêmicos a partir do 3º semestre do Curso de Psicologia da Unichristus,

PERÍODO DA ATIVIDADE: 4 de fevereiro a 11 de dezembro de 2020.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 120 horas
HORAS DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR: 60 horas

DIAS DE SEMANA: Grupo I: terça-feira / quinta-feira.
                                 Grupo II: quarta-feira / sexta-feira.

HORÁRIO: 13h às 15h

NÚMEROS DE VAGAS: 4 participantes

INSCRIÇÃO: eventos.unichristus.edu.br
                      22 a 27 de janeiro de 2020

• Ter 04/02/2020 13:00
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

O processo seletivo ocorrerá em três fases, especificadas a seguir.
Caso o candidato não cumpra os pré-requisitos mínimos solicitados no ato da inscrição, não poderá concorrer à vaga .
1ª fase: Homologação das inscrições (eliminatória)
Nº de candidatos classificados para a segunda fase corresponderá a 4 vezes o número de vagas, portanto 16 candidatos.
Critérios de desempate: 1. Maior número de horas cursadas;
                                       2. Candidato com maior idade no dia do desempate

2ª fase: Memorial Descritivo (eliminatória e classificatória)
Deverá ser enviado um memorial, em formato PDF, no ato da inscrição, conforme orientações abaixo. Este memorial deverá ser composto pelos seguintes itens:
01. Relato, sucinto, sobre a trajetória acadêmica do candidato, mencionando seu envolvimento em projetos ou atividades que contribuam com a participação neste projeto; englobando ainda sua compreensão sobre sofrimento psíquico e/ou experiência relacionada a atendimentos psicológicos a pessoas com conflitos jurídicos.
02. Explanação sobre a motivação e relevância de participar deste projeto.

3ª etapa: (classificatória e eliminatória):
A terceira etapa constará de uma entrevista individual, com horário agendado e divulgado previamente no aluno on-line.

As entrevistas, por sua vez, serão realizadas no dia 28 de janeiro de 2020, na sala 1117das 14h às 18 h.

resultado será divulgado no dia 30 de janeiro de 2020.

Os alunos selecionados deverão participar da capacitação promovida pelos professores do curso de Psicologia que supervisionará as atividades no Núcleo de Prática Jurídica, bem como do evento promovido pelo NPJ no início do semestre de 2020.1 e 2020.2. Todos os alunos selecionados para o programa deverão, obrigatoriamente, computar 100% de presença no Curso de Capacitação.

A assinatura dos Termos de Compromisso se dará em data designada pela Coordenação.

A participação dos alunos selecionados para o Núcleo de Mediação e Conciliação do NPJ começará em fevereiro de 2020, com a finalização em dezembro do mesmo ano, de acordo com o calendário letivo.

OBS.: Maiores informações procurar a Coordenação do Curso.

Núcleo de Práticas Jurídicas

Rua Coronel Linhares, 771 Meireles, Fortaleza - CE,