Evento: Prática Assistida em Saúde Mental - PRASME Voltar

fev 03 08:00
Prática Assistida em Saúde Mental - PRASME

JUSTIFICATIVA
O Projeto visa realizar  prática assistida, com a orientação e supervisão dos professores, proporcionando uma articulação do que foi apreendido em sala de aula com a realidade prática da saúde mental no contexto de um CAPS. Desse modo, faz-se necessário destacar inicialmente a necessidade de se entender a saúde mental como uma disciplina transversal em todas as áreas da saúde, bem como de desmistificar a ideia de saúde mental como restrita aos transtornos psiquiátricos.
A saúde mental como bem-estar psíquico, é influenciada pela cultura e pelos valores sociais, ou seja, com dimensões biopsicossociais. Nesse sentido, é indispensável pensar a pessoa com sofrimento psíquico para além de sua doença, mas a partir da sua existência, através da construção de uma clínica ampliada, com suas ações pautadas nas necessidade e subjetividade dos usuários, com ênfase nas práticas de promoção da saúde e prevenção. Portanto, destaca-se a importância da saúde mental para a integralidade do cuidado e a essencialidade da atenção primária no processo de reabilitação em saúde mental, a partir da reinserção do usuário na comunidade, e na facilitação do acesso da população aos serviços de saúde mental, a partir do vínculo que se cria entre equipe e comunidade. A Saúde mental na Atenção básica é de fundamental importância. É preciso que os estudantes (psicólogos em formação) conheçam o público dessa atenção. Muitas vezes o atendimento em saúde mental, se restringe ao método curativista, onde pacientes buscam a unidade somente para "renovar receita". Este é um projeto de ação, buscando uma interlocução e exemplificação de fazeres na e para saúde mental.

OBJETIVO GERAL:
Articular teoria e prática no processo de aprendizagem de alunos do quinto semestre do curso de Psicologia, considerando a relação entre a saúde e doença metal e sua dimensão biopsicossocial.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Conhecer a Política do Ministério da Saúde para a atenção integral aos usuários de álcool e outras drogas;
Descrever as redes de atenção à saúde das pessoas que usam álcool e outras drogas;
Discutir sobre estratégias de cuidado que possibilitem o agir com uma abordagem integral;
Identificar formas de articulação inter-setorial e em rede de saúde para o cuidado em saúde mental;
Entender os componentes que constituem a Rede de Atenção Psicossocial;
Apresentar os conceitos básicos sobre o uso de fármacos para o trabalho em equipe multidisciplinar;
Discutir e refletir sobre a medicalização no âmbito da saúde mental;
Conhecer a realidade prática de funcionamento do CAPS.

LOCAL: CAPS AD – Regional II

CORPO DOCENTE :Selênia Maria Feitosa e Paiva
                                  Rafael Ayres de Queiroz

PERÍODO DA ATIVIDADE: 03 de fevereiro  a 17 junho de 2020

DIAS DE SEMANA: Segunda-feira e Quarta-feira

HORÁRIO: 8h às 12h – 13h às 17h (o estudante escolhe o dia e turno)

CARGA HORÁRIA: 80 horas
HORAS DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR: 40 horas

PÚBLICO ALVO: Estudantes do Curso de Psicologia da Unichristus que estão regularmente matriculados a partir do 4º semestre.

INSCRIÇÃO: eventos.unichristus.edu.br
                      De  22 a 29 de janeiro de 2020

NÚMERO DE VAGAS: 20

• Seg 03/02/2020 08:00
A execução e o plano de atividades dos alunos serão divididos em Eixos Temáticos, visando compreender a prática assistida, por meio da realização das atividades abaixo listadas:
1 – Acolhimento;
2 – Grupos e oficinas terapêuticas;
3 – Matriciamento;
4 –  Atendimento Clínico;
5 – Atividades psicossociais na Rede de Atenção Psicossocial – RAPS.

CAPS AD - Regional II

Rua: Júlio Azevedo, 1176 Papicu, Fortaleza - CE,