Evento: PSICOLOGIA SOCIAL E PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL Voltar

PSICOLOGIA SOCIAL E PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL
  • Inscrições encerradas

JUSTIFICATIVA:
A participação social é um tema presente em várias áreas das ciências. Em diversos campos tem favorecido a apropriação, por parte dos sujeitos envolvidos, de processos que facilitem o exercício da cidadania. Quando se fala de participação estudantil, especificamente na formação em Psicologia, se produz efeitos na apropriação curricular e se conduz a um exercício de prática engajada e marcada pela preocupação com os processos históricos e sociais pelos quais os estudantes estão as voltas – consonante com o que se prega nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação em Psicologia.
A Psicologia Social e Comunitária, por sua vez, tem sido uma das áreas e campos teóricos e práticos da Psicologia que mais fomentam e contribuem para o debate da participação estudantil. Além de instrumentalizar as formas de intervenções que garantam participam social, por meio das ações psicossociais, tem fomentado a reflexão-crítica sobre o “que-fazer” participativo na sociedade brasileira. Assim, pensar a Psicologia Social e Comunitária como fortalecedora dos processos participativos, mesmo na esfera estudantil, já é um importante passo formativo de psicólogos(as) que se tornam protagonistas da construção, condução e transformação da sociedade.
Realizar a Mesa acima intitulada intenciona qualificar o aprofundamento do tema da participação na Psicologia Social e, ao mesmo tempo, fomenta a própria participação estudantil como uma forma de qualificar o processo de ensino-aprendizado-formação em psicologia.

OBJETIVO GERAL:
Debater a Participação Estudantil na formação em Psicologia Social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Criar espaços de diálogos sobre a participação social e sua interface com a psicologia;
Fomentar o engajamento dos estudantes na formação em psicologia social;
Produzir e ampliar espaços de fomento à autonomia e construção de formação cidadã.

PÙBLICO-ALVO: estudantes regularmente matriculados no Curso de Psicologia da Unichristus.

LOCAL: UNICHRISTUS - Campus parque Ecológico

DIA DA ATIVIDADE: 4 de outubro