Evento: Cineclube especial: Setembro Amarelo Voltar

set 30 14:00
Cineclube especial: Setembro Amarelo
  • Inscrições encerradas

Com esta atividade, pretendemos aproximar a temáticas dos Direitos Humanos das aflições que são vivenciadas de modo mais direto por estudantes, professores e funcionários do ambiente universitário. Ao reconhecer que as formas de violação dos direitos humanos são as mais diversas, faz-se necessário também um maior aprofundamento sobre as vicissitudes e angústias que podem surgir na vida quotidiana. No ambiente acadêmico, sobretudo, podemos verificar diversos tipos de pressões, muitas vezes vividas de modo solitário por aqueles que fazem parte desse contexto, em especial professores e estudantes (intolerâncias das mais diversas espécies, ansiedade, depressão, falta de empatia). A tomada de consciencia acerca dessas questões não é apenas individual, mas também coletiva. Portanto, a presente atividade tem como objetivo, a partir da arte e do lúdico, abordar como podemos identificar tais questões e quais são as maneiras a partir das quais podemos construir laços de solidariedade e compreensão em torno desses temas.
O Brasil lidera índices negativos sobre a saúde mental dos alunos, em estudo desenvolvido pelo Programa de Avaliação Iinternacional de Estudantes da Organização para o Desenvolvimento Ecoômico. Isso implica em problemas como depressão, anorexia, ansiedade, distúrbios alimentares, etc. Todos esses problemas impõem graves dificuldades ao bem-estar dos estudantes, que se refletem em seu desempenho acadêmico. Nesse sentido, e de forma a apoveitar o contexto do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (dia 10 de setembro – setembro amarelo), buscamos desenvolver tal atividade, voltada à comunidade universitária do campus Dom Luís.

• Seg 30/09/2019 14:00
Apresentação do filme “Sociedade dos poetas mortos”, seguida de roda de conversa sobre prevenção ao suicídio com o professor e psicanalista Emanuel Ramos (Mestre em psicologia, membro do Instituto Amas de Psicanálise. Sociólogo).
Dia 30.09.2019, segunda-feira.
Local: Auditório III – 1º andar.
Carga Horária: 3h/a do Grupo III – Extensão (mediante comprovação de presença e apresentação de formulário A3, no prazo de 7 dias úteis após o evento).
Atividade aberta à comunidade acadêmica da IES e ao público externo.
Número de vagas: 10 (mínimo) e 60 (máximo).

Unichristus - Campus Dom Luís Auditório 3

Av. Dom Luís, 911 Aldeota, Fortaleza - CE, Auditório III - 1º Andar