Evento: SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DO SUICÍDIO Voltar

SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DO SUICÍDIO

IV SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DO SUICÍDIO

JUSTIFICATIVA:

No mês de setembro são desenvolvidas em todo o mundo atividades que levam a reflexão acerca do suicídio e de sua prevenção.  O Ceará figura entre os estados com maior índice de suicídio no Brasil. O curso de Psicologia da Unichristus entende a importância da realização de debate sobre a temática e as formas de prevenção. Entende-se que a temática do suicídio é particularmente importante para os cursos que compõem o Campus do Parque Ecológico – constituídos por Ciências da Saúde –, haja vista que o risco de suicídio é a principal emergência em Saúde Mental. Assim, faz-se necessário que o processo de formação destes profissionais contemplem tal temática, além de promover a conscientização de que os profissionais de tais áreas constituem um grupo de risco, considerando-se os altos índices de prevalência do fenômeno entre esta população. Esta atividade busca refletir sobre os aspectos que envolvem o suicídio na atualidade, a produção de sofrimento, e a escuta. Deverá envolver docentes, pesquisadores, familiares, discentes e comunidade.
Nesta edição da Semana de Conscientização e Prevenção do Suicídio, buscou-se um recorte sobre a Saúde Mental no âmbito da vida acadêmica. A intenção é pensar as políticas de prevenção do suicídio em articulação com as vivência de institucionalização nos processos de formação (discentes) e atuação (docentes e técnicos-administrativos) profissional, entendendo este espaço relacional como privilegiado com relação a formulação dos nossos projetos de felicidade, experiências de realização, reconhecimento, bem como são constitutivos dos processos de adoecimento. Em uma perspectiva que denuncia e recusa a adoção de abordagens que individualização o fenômeno do suicídio, favorecendo a patologização dos sujeitos, busca-se refletir sobre a produção do sofrimento no contexto institucional.

OBJETIVO GERAL:
Promover um debate acerca do suicídio e formas de preveni-lo, produzindo um cuidado com a comunidade universitária da instituição.

LOCAL: UNICHRISTUS/Campus Parque Ecológico

PERÍODO: 09 a 13 de setembro de 2019

PÚBLICO-ALVO:
Estudantes, professores e funcionários da UNICHRISTUS e público em geral.

INSCRIÇÃO: eventos.unichristus.edu.br
                       05 a 08 de setembro de 2019

CARGA HORÁRIA: 13 horas

HORAS DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR: 3 horas (presença nos eventos do dias 09 e 12 de semtembro)

• Seg 09/09/2019 20:00
  • Ter 10/09/2019 15:00
  • Qua 11/09/2019 09:40
  • Qui 12/09/2019 14:30
  • Sex 13/09/2019 15:00
09 de setembro
20h – 21h30min – Mesa de Abertura – Institucionalização e Sofrimento: desvelando possibilidades de cuidado frente ao fenômeno do suicídio
                               Prof. Me. João Vitor Moreira Maia, Profa. Dra. Mara Aguiar Ferreira e Prof. Esp. Rafael Ayres de Queiroz
Local: Auditório

10 de setembro
15h - 18h – Conscientização do Suicídio, Saúde Mental e Cuidados entre funcionários da Unichristus – Intervenção psicoeducativa breve e no contexto de trabalho junto aos funcionários da instituição, promovida pelos discentes dos C.A. de Enfermagem e C.A. de Psicologia sob a supervisão do Prof. Me. João Vitor Moreira Maia.
Local:  Campus Parque Ecológico

11 de setembro
9h40min - 11h20min – Aula  Pública – O Suicídio como fenômeno psicossocial complexo -
                                       Prof. Me. João Vitor Moreira Maia
Local: Pátio da cantina

18h20min - 20h – Aula  Pública – O Suicídio como fenômeno psicossocial complexo -
                              Prof. Me. João Vitor Moreira Maia
Local: Pátio da cantina

12 de setembro
14:30 – 17:30hOficina Poiésis e Saúde Mental – Laboratório Poiésis e Serviço Escola de Psicologia Aplicada (SEPA)
Local:  Auditório do térreo

13 de setembro
15h - 17hVida e Arte como Clinamen – Espaço coletivo para o compartilhar de diferentes linguagens artísticas como estratégias de produção de cuidado
Local:  Pátio da cantina

Entre os dias 11/09 e 13/09 Intervenção dos alunos da disciplina de Psicopatologia II - Prof. Me. João Vitor Moreira Maia - Atividades organizadas pelos discentes e pelo docente da disciplina, a serem apresentadas nos intervalos de aula, nos diferentes andares do Campus Parque Ecológico.

Centro Universitário Christus - Campus Parque Ecológico

R. João Adolfo Gurgel, 133 Cocó, Fortaleza - CE, Auditório Térreo