Evento: SAÚDE EMOCIONAL Voltar

SAÚDE EMOCIONAL
  • Inscrições encerradas

JUSTIFICATIVA

O conceito de Promoção da Saúde destaca a necessidade de recursos sociais e pessoais que promovam o desenvolvimento social, econômico e pessoal. Nesse sentido, a Unichristus e o curso de Psicologia, por meio de seu Projeto de Responsabilidade Social: Escola Promotora de Saúde, em alusão ao Setembro Amarelo, irá propor atividades intersetoriais, criando ações de educação e promoção de saúde, potencializando a escola para ser um ambiente favorável de escuta, confiança, afeto e cuidado. A Carta de Ottawa (1986),  apresenta cinco ações (reforçar ações comunitárias, desenvolver habilidades pessoais, criar ambientes favoráveis, reorientar serviços de saúde e construir políticas públicas saudáveis) e três estratégias (empoderar, mediar e advogar em favor da saúde) de modo a delimitar a Promoção da Saúde como um conceito prático, real e vivo. Nesse sentido, a Unichristus contribui para o programa global das Universidades Promotoras de Saúde, defendido pela Organização Mundial de Saúde.
O suicídio foi a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo em 2015 e 78% deles ocorreram em países de baixa e média renda. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam o Brasil como oitavo país do mundo em suicídios. Também se constatam taxas elevadas de suicídio em grupos vulneráveis, que sofrem discriminação. Ações preventivas são fundamentais, nesse sentido, será realizada uma atividade pautada na construção dialética do agir comunicativo em saúde, onde os participantes serão protagonistas.

OBJETIVO
Promover uma reflexão com estudantes acerca das fortalezas e fragilidades existentes nas relações escolares, familiares e comunitárias.

LOCAL: Ações serão realizadas na Escola Estadual Rogério Fróes, em parceria com o CAPS AD da Regional III e a Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas) do Município de Fortaleza.

POPULAÇÃO ALVO: Estudantes do 9º ano do ensino médio da Escola Estadual Arquiteto Rogério Fróes.

PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO: 09/09/2019   HORÁRIO: 9h30min às 11h30min   CARGA HORÁRIA: 2horas

VOLUNTÁRIOS: estudantes regularmente matriculados no Curso de Psicologia da Unichristus
Nº DE VAGAS PARA VOLUNTÁRIOS: 6

INSCRIÇÃO: eventos.unichristus.edu.br
                      28/08 a  04/09/2019

• Seg 09/09/2019 09:30
    METODOLOGIA

Será utilizada a metodologia freireana, em uma perspectiva de prática educativa libertadora, onde o conhecimento é produzido pela conscientização, partindo da análise crítica da realidade existencial. Buscar-se-á estimular o empoderamento dos sujeitos para tomadas de decisões objetivando ações transformadoras e necessárias para mudança pessoal e profissional. As atividades contarão com auxílios audiovisuais, dentre outros materiais necessários para realização, além da discussão circular para percepção e captação ativa dos envolvidos.

09/09/2019 das 9h30min às 11h30min

Oficina: As fortalezas e as fragilidades nas relações que nos rodeiam
                    O Grupo Operativo que irá devolver reflexões sobre o que é saúde emocional, e como a mesma pode ser afetada pela família, escola e sociedade.

Escola de Ensino Fundamental e Médio Arquiteto Rogerio Fróes

Avenida das Graviolas, 1000 Cidade 2000, Fortaleza - CE,