Evento: PROJETO FLORESCENDO NA UNICHRISTUS Voltar

• SITE EVENTOS
  • CARTÃO DE CRÉDITO ATÉ 2X

JUSTIFICATIVA:
Crianças com necessidades especiais ou que apresentem algum tipo de comprometimento em algum sistema ou com significativas diferenças físicas, sensoriais ou intelectuais, decorrentes de fatores inatos ou adquiridos, de caráter permanente ou transitório que acarretam dificuldades em sua interação com o meio físico e social.
Precisamos ensinar à sociedade, de uma maneira geral, que os indivíduos antes apresentarem necessidades especiais são seres humanos capazes e dotados de inúmeras possibilidades, com potenciais a serem trabalhados. Além da realização de um trabalho assistencial que visa promoção, prevenção e reabilitação tendo como objetivo a integração e a socialização, além de uma melhor qualidade de vida para este público.
OBJETIVOS:
Prestar assistência fisioterapêutica às crianças com necessidades especiais, por seqüelas ortopédicas, traumatológicas, reumatológicas, respiratórias e neurológicas ou que apresente patologias que comprometem a sua funcionalidade tencionando melhorar sua qualidade de vida assim como a de sua família.
Conhecer a abordagem da fisioterapia nas más-formações congênitas e distúrbios genéticos.
Possibilitar ao aluno, além do acompanhamento, o atendimento fisioterapêutico especializado e a interação com crianças, vivenciando esse aspecto de nossa realidade.
Realizar atendimentos individuais e coletivos relacionados à promoção da saúde, prevenção de doenças e assistência de reabilitação visando à reintegração social, familiar.
Estimular a realização de pesquisas e trabalhos de profissionais e alunos com crianças que apresentam necessidades especiais ou alguma patologia que interfere no seu bem estar.
Realizar ações de promoções de saúde através de palestras educativas para acompanhantes que estejam em atendimento na Clinica Escola de Fisioterapia.
Realizar a integração dos alunos participantes do projetos na clinica escola através da apresentação de estudos de caso.
EMENTA:
Capacitação dos alunos
Avaliação e intervenção em crianças com necessidades especiais ou qualquer patologia que comprometam a sua qualidade de vida.
Encaminhamento para atendimento de acordo com as suas necessidades;
Utilização de  técnicas e recursos fisioterapêuticos;
Desenvolvimento de programas de prevenção, condutas e cuidados; possibilitando o surgimento de espaços para o desenvolvimento de trabalho social, voluntário, consciente e supervisionado.

METODOLOGIA:
As crianças se submeterão a uma avaliação, através de fichas elaboradas, protocolo semi-estruturado e estruturado de acordo com o diagnóstico cinético-funcional, além de instrumentos de classificação e avaliação(validados - AIMS,GMFCS, DENVER), onde serão observadas suas capacidades neuromotoras globais, funcionalidades,comportamento, padrões de postura e movimento e assim desenvolverão atividades que promovam movimentos eficazes, além do sistema cardiopulmonar.Será realizado atendimento de cinesioterapia específica para cada tipo de comprometimento. Intervenções baseadas no conceito Bobath, AHA e TRIM.  O local para prestar esta assistência será a Clínica Escola do Centro Universitário Unichristus.
Atividades teóricas (leitura de textos da área, estudo de casos, produção de artigos,apresentação de caso clínico e outras).  Os alunos para receberem a carga horária completa terão que construir e publicar um trabalho sobre algum caso de paciente do Projeto Florescendo.
PÚBLICO ALVO: Acadêmicos do Curso de Fisioterapia da Unichristus que cursaram ou estejam cursando o 6º semestre, Egressos, e profissionais de Fisioterapia. Acadêmicos de fisioterapia de outras IES que apresentem os mesmos pré-requisitos.

• Ter 29/10/2019 13:30
CARGA HORÁRIA: 48h/a
(6 horas semanais)

DIAS DE SEMANA: terças-feiras