Evento: ​INTERPRETAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS Voltar

Profissionais: 90,00

INTERPRETAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS

DESCRIÇÃO
O curso em interpretação de exames laboratoriais tem a finalidade de aperfeiçoar os alunos e profissionais da área da saúde na interpretação de exames laboratoriais, de acordo com os parâmetros de normalidades internacionais, a fim de detectar, com assertividade, necessidades de intervenções para o cuidado do paciente.
O curso leva em conta os limites legais e éticos da atuação profissional, preparando os alunos para identificar alterações nos resultados dos exames laboratoriais, comparando-os com os parâmetros de normalidade; detectar possíveis erros pré-analíticos, comparando os resultados anômalos com o quadro clínico do paciente, comunicar os resultados a equipe multiprofissional, confrontando as condições gerais do paciente com os resultados dos exames.
A interpretação de um exame laboratorial vai além da comparação com os valores de referência, devendo levar em consideração o perfil do paciente, seu histórico clínico e familiar e eventuais tratamentos terapêuticos pelo qual esteja passando. Desse modo, o segmento de apoio diagnóstico acrescenta
e necessita de profissionais que possam atuar em plenitude com os conhecimentos relacionados à interpretação de exames laboratoriais, principalmente no que diz respeito à detecção de erros pré-analíticos e utilização de tecnologias aplicadas.

OBJETIVOS
Capacitar os alunos e profissionais da área da saúde, na correta solicitação e interpretação de exames laboratoriais com ênfase para atuação em unidades de saúde, clínicas e hospitais.

• Sex 27/09/2019 08:00
  • Sáb 28/09/2019 08:00
  • Sex 04/10/2019 08:00
  • Sáb 05/10/2019 08:00
  • Sex 11/10/2019 08:00
EMENTA:
- Hemograma pela visão funcional: o objetivo é entender o hemograma como uma forma de vislumbrar todo o metabolismo do indivíduo, em relação a nutrientes, como ferro, zinco, cobre, vitamina B12, ácido fólico, B6 e outras bem como substâncias tóxicas e metais tóxicos, além de inflamação e infecções.
- Síndrome metabólica: principais biomarcadores e a relação entre eles.
- Saúde Cardiovascular: avaliar os 33 biomarcadores implicados na origem e predição de doença cardiovascular, com foco detalhado no colesterol, LDL, HDL, glicemia, resistência à insulina, bem como nas relações entre eles, como relação triglicérides/HDL, LDL/ HDL, colesterol Total /HDL, apoB/ApoaA1 e outras. Entender também porque as estatinas não conseguem controlar o problema de forma completa, o papel da inflamação, do ácido úrico, de nutrientes como vitamina D, B12, B6, selênio, magnésio, zinco, cobre e metais tóxicos como chumbo, mercúrio.
- Saúde Tireoidiana: formação dos hormônios tireoidianos T4, T3, T2 e T1 e sua relevância. Importância do hipotireoidismo na prática clínica. Relação com medidas, peso, síndrome metabólica, esteatose hepática, doença cardiovascular, doenças reumáticas, fibromialgia, transtornos neurológicos. Sinais e sintomas sugestivos de déficit de hormônios tireoidianos, nutrientes envolvidos na síntese hormonal e substâncias que podem bloquear sua ação. Selênio, zinco, ferro, manganês, retinol, iodo e glutationa. TSH, T4 livre, T3 livre, relação T3 total/T3 reverso, T3 livreT4 Livre, tireoglobulina.
- Avaliação dos Hormônios Sexuais.
- Análise e interpretação dos exames que avaliam o metabolismo dos carboidratos.
- Análise e interpretação dos exames que avaliam o metabolismo dos lipídeos.
- Análise e interpretação dos exames que avaliam função hepática e função pancreática.
- Análise e interpretação dos exames que avaliam função renal.
- Análise e interpretação dos exames que avaliam o metabolismo mineral e ósseo.

PERÍODO:
Sextas-feiras e Sábados:
Setembro: dias 27 e 28 / Outubro: dias  04, 05 e 11.
Horário: 08:00 às 12:00h e 14:00 às 18:00h

CARGA HORÁRIA: 40 horas (*válidas como 20 horas de atividade complementar mediante frequência mínima de 75% e tabela de atividades de cada curso)
Local: Unichristus – Sede Parque Ecológico
PUBLICO-ALVO: Academicos do curso de Biomedicina, Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Medicina, Psicologia, Fisioterapia e Profissionais das áreas de Ciências Biológicas e da Saúde.

Unichristus - Parque Ecológico

Rua João Adolfo Gurgel, 133 , Fortaleza - CE, Auditório do térreo