Evento: Curso Alterações Antrópicas na zona costeira Voltar

set 29 14:00
Curso Alterações Antrópicas na zona costeira
  • Valor: R$ 142,00 (Preço válido até a realização do evento). Inscrições até o dia
    15 de agosto de 2019.
  • Pagamento, somente, por meio do cartão de crédito no Painel de Eventos do site da Unichristus. Não haverá opção de pagamento por boleto bancário.
  • Cartão de crédito.

Professor: Prof. Dr. Mario Godoy

Justificativa:
A Zona Costeira (ZC) pode ser considerada como o espaço de interação entre o ar, o continente e o mar. A ZC brasileira possui mais de 8.55 km de extensão. Dessa forma, a sua grande extensão gera condições para uma grande variedade de ambientes como praias arenosas, estuários, manguezais, recifes de corais, falésias, entre muitos outros. No entanto, esse mesmo ambiente é ocupado por cerca de 27% da população brasileira o que faz com que inúmeras atividades e usos ocorram nesse mesmo espaço.
Estudos realizados apontam que quase metade do litoral brasileiro sofre com graves processos erosivos, esses processos são responsáveis por problemas como: redução de faixas de praias; perda de habitats; aumento na magnitude e frequência de inundações; aumento na intrusão salina; perda de valor imobiliário e paisagístico; prejuízos em atividades socioeconômicas e gastos com a recuperação da infraestrutura costeira.
Somente no estado do Ceará, a ocupação desordenada na ZC e um histórico de falta de planejamento nas intervenções realizadas na linha de costa fizeram com que, atualmente, cerca de 40% do litoral sofra com algum tipo de processo erosivo.
Como futuros engenheiros, é necessário que os alunos conheçam os processos dinâmicos que ocorrem na ZC, seus principais ambientes e as possíveis consequências das intervenções humanas implementadas ao longo da linha de costa para que se tornem profissionais capazes de realizar as suas atividades sem colocar em risco esses ambientes.

Objetivo geral:
Possibilitar aos participantes um maior conhecimento do funcionamento dos ecossistemas costeiros, a sua importância e os possíveis impactos negativos das intervenções humanas quando implementadas de maneira incorreta.

- Estudar os principais ecossistemas presentes na Zona Costeira e a sua importância;
- Compreender como se dá a dinâmica de transporte sedimentar nessas áreas;
- Estudar as principais formas de intervenções realizadas na linha de costa e as suas consequências;
- Estudar o caso da região metropolitana de Fortaleza.

Metodologia:
- Aulas presenciais expositivas e dialogadas.

Conteúdo Programático:
Aula 01
- A Zona Costeira, sua formação e classificação;
- Ambientes de Sedimentação Costeira;
- Praias arenosas;
- Cordões arenosos;
- Formação e classificação de estuários;
- Deltas;
- Lagoas costeiras;
- Transporte eólico e formação de dunas;
- Manguezais e sua importância.

Aula 02
- Processos morfodinâmicos costeiros;
- Formação e dinâmica de ondas;
- Reflexão, Refração e Difração;
- Correntes costeiras e Transporte de sedimento;
- Transporte de sedimento na plataforma interna.

Aula 03
- Obras de engenharia e seus impactos;
- Espigões;
- Quebra-mar;
- Muros marinhos;
- Aterros;
- Dragagem;
- Barragens;
- Recifes artificiais.

Aula 04
- Estudo de caso da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF);
- Estudo da dinâmica de sedimentos no litoral;
- Análise histórica das alterações de uso e ocupação do solo;
- Alterações na Zona Costeira;
- Consequências e efeitos erosivos na linha de costa da RMF.

Público-alvo:
Alunos e profissionais dos Cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia de Produção.

Principais disciplinas envolvidas:
Todas.

Carga horária:
20 h/a.

N° máximo de inscrições:
20 alunos.

N° mínimo de inscrições:
10 alunos.

• Dom 29/09/2019 14:00
Dias: 24/08/2019, 31/08/2019, 21/09/2019 e 28/09/2019.

Horário: 08h às 12h.

Local: Sala de aula (definir após a aprovação do A1).

Observações importantes:
1) As inscrições estão abertas até o preenchimento das vagas que são LIMITADAS;
2) Caso não haja formação do número mínimo de inscritos, a Atividade Complementar será cancelada;
3) As horas de atividade complementar validadas mediante comprovação de 75% de presença e entrega de formulário A-3.

Unichristus - Campus Dom Luís

Av. Dom Luis, 911 Meireles, Fortaleza - CE,