Evento: ESCOLA PROMOTORA DE SAÚDE Voltar

ESCOLA PROMOTORA DE SAÚDE
  • Inscrições encerradas

JUSTIFICATIVA:
A proposta de uma “Escola Promotora de Saúde” nos processos de construções sociais, coletivas e de aplicação prática na contemporaneidade, apresenta-se como uma temática extremamente atual e pertinente para pensarmos a Promoção de Saúde nesse contexto, trabalhando a emoção e as áreas de silêncio no componente de interação na escola. Assim, contribuir na formação do sujeito de aprendizagem tornando-o mais autônomo e participativo na integração do laço-social, bem como em sua capacidade para resolução de problemas.

Desenvolver ações de educação e promoção de saúde no ambiente escolar.

PÚBLICO-ALVO: estudantes do segundo ano do Ensino Médio e do nono ano do Ensino Fundamental, da EEFM Arquiteto Rogério Fróes.

VOLUNTÁRIOS: estudantes regularmente matriculados no Curso de Psicologia da UNICHRISTUS.

Nº DE VAGAS PARA VOLUNTÁRIOS: 15

INSCRIÇÃO: eventos.unichristus.edu.br
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 15 a 19 de abril

• Ter 23/04/2019 09:40
  • Qui 25/04/2019 09:40
Oficina 1: EMOÇÕES - DITOS E NÃO DITOS.
Dia 23/04/2019  das  9h40min às 11h30min

OBJETIVOS
Geral: Discutir os sentimentos não verbalizados pelos alunos do ensino médio.
Específicos:
Acolher os sentimentos escondidos que machucam;
Dar atenção para as dificuldades encontradas nas relações escolares;
Ter cuidado com os sentimentos relacionados ás dificuldades que podem gerar atitudes de exclusão e isolamento.

PLANO DE ATIVIDADES
Vídeo “Nem  tudo é como você imagina”;
Realização do planner: “O que sempre quis dizer mas nunca disse.”;
Roda de conversa integrada com os alunos, para discutir as emoções;
Refletir acerca das dificuldades encontradas, que reverberam em sentimentos de isolação e exclusão.

Oficina 2: A FAMÍLIA COMO SISTEMA EDUCACIONAL
Dia 23/04/2019  das  9h40min às 11h30min

OBJETIVOS
Geral: Promover o debate sobre a função da família no processo educacional dos estudantes.

Específicos:
Refletir com o grupo sobre o papel da família na base educacional.
Fazer uma revisão analítica dos valores e regras da família, e os da comunidade escolar.
Viabilizar uma melhor formação do estudante de Psicologia para o mercado de trabalho.

Assistir ao vídeo “Children see, Children do”;
Plenária sobre o documentário e família como sistema educacional;
Construção da lista de “Coisas que aprendi em casa e o que aprendi na escola”;
Compartilhamento de aprendizagens que foram listadas;
Socializar as experiências e discutir sobre os resultados;
Enceramento com planejamento de mudanças.

Oficina 3: TRABALHANDO COM AS EMOÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR

OBJETIVOS
Geral: Identificar expressões faciais e pintá-las de acordo com a cor que, para o sujeito, atribui significado para cada sentimento.

Favorecer o contato das crianças com suas próprias emoções através das cores e dos desenhos;
    Identificar qual (s) do (s) sentimento (s) se manifestam com mais frequência dentro do ambiente escolar e se estes são trabalhados na escola;
    Promover o entendimento sobre algumas das habilidades que possibilitam a inteligência emocional;
    Buscar compreender qual o papel da escola e como esta poderia contribuir com relação ao manejo dessas expressões e sentimentos.

PLANO DE ATIVIDADES
    Entrega de algumas imagens que denotam expressões faciais universais, bem como de nomes que representam os sentimentos revelados por tais imagens (como raiva, medo, tédio, nojo, tristeza, dentre outros);
    Serão apresentadas aos alunos oito nomeações de cores e, a partir disto, solicitá-los a pintar as imagens a partir da atribuição de sentidos que cada cor oferece a cada expressão;
    Solicitar, posteriormente, aos alunos, que em uma folha em branco estes possam pintá-la de acordo com as cores que representam sentimentos que têm sentido ao longo de sua vida (principalmente com relação ao contexto) ou que esteja sentindo naquele determinado momento;
    Finalizando a atividade, serão realizadas algumas perguntas disparadoras.

Escola de Ensino Fundamental e Médio Arquiteto Rogerio Fróes

Avenida das Graviolas, 1000 Cidade 2000, Fortaleza - CE,