Evento: Curso Simulação de Sistemas Produtivos (ARENA) Voltar

jun 01 08:00
jun 08 08:00
Curso Simulação de Sistemas Produtivos (ARENA)
  • Valor: R$ 44,00 (Preço válido até a realização do evento). Inscrições até o dia 30 de maio de 2019.
  • Pagamento, somente, por meio do cartão de crédito no Painel de Eventos do site da Unichristus. Não haverá opção de pagamento por boleto bancário.
  • Cartão de crédito.

Professor: Ronaldo Lage

Justificativa:

O uso de simulação computacional proporciona a possibilidade de avaliar o impacto de mudanças no processo produtivo sem a necessidade de afetar o sistema em si. Mudanças de layout, nivelamento de recursos e planejamento de capacidade são alguns dos estudos que são facilitados pelo uso da técnica de simulação. A rápida resposta dada pela simulação computacional desta técnica torna o uso da ferramenta de extrema importância para um engenheiro de produção.

Objetivo geral:
Capacitar o aluno no uso da técnica de simulação computacional com o uso do software ARENA.

- Apresentar a teoria básica da técnica de simulação computacional;
- Demonstrar o uso dos módulos básicos do ARENA;
- Desenvolver um estudo de caso, partindo da análise dos dados de entrada até a geração de cenários para a tomada de decisão.

Metodologia:
A metodologia do curso se baseia no desenvolvimento de atividades práticas envolvendo os conhecimentos necessários para o desenvolvimento de um modelo de simulação básico.

Conteúdo Programático:
Aula 1
- Introdução a simulação de eventos discretos;
- Modelagem com software ARENA.

Aula 2
- Geração de cenário para tomada de decisão;
- Análise de dados com software InputAnalyser.

Público-alvo:
Alunos dos Cursos de Engenharia de Produção, Engenharia  Civil e Arquitetura e Urbanismo da Unichristus.

Principais disciplinas envolvidas:
Pesquisa Operacional, Planejamento e Controle da Produção e Simulação de Sistemas .

N° máximo de inscrições:
25 alunos.

N° mínimo de inscrições:
10 alunos.

Carga horária:
8h/a.

• Sáb 01/06/2019 08:00
  • Sáb 08/06/2019 08:00
Dias: 01/06/2019 e 08/06/2019.

Horário: 8h às 12h

Local: 01/06/2019 Laboratório 207
            08/06/2019 - Laboratório 207

Observações importantes:
1) As inscrições estarão abertas até o preenchimento das vagas, que são LIMITADAS.
2) Caso não haja formação do número mínimo de inscritos, a Atividade Complementar será cancelada.
3) As horas de Atividade Complementar e o Certificado de Conclusão do curso só serão validados mediante comprovação de 75% de presença e entrega de formulário A-3.

Unichristus - Campus Dom Luís

Avenida Dom luis, 911 Meireles, Fortaleza - CE, Térreo