Evento: Visita aos setores de Processos/Projetos do TJCE Voltar

abr 16 14:00
Visita aos setores de Processos/Projetos do TJCE

A Gestão de Projetos requer uma organização e sistemática que permite a otimização do tempo e dos recursos no seu desenvolvimento. Portanto, entender o ciclo de vida de um projeto baseado no guia de boa práticas PMBOK possibilita a adoção das melhoras práticas de conhecimento em gerenciamento de projetos. Os projetos são gerenciados a partir de 5 grandes grupos segmentados em 10 áreas de conhecimentos com 49 processos estruturados no total.
O Escritório Corporativo de Projetos do TJCE foi instituído mediante a Resolução nº 13 do Órgão Especial, de 24 de novembro de 2011, sendo um dos tribunais pioneiros do país com o acompanhamento centralizado dos projetos, mediante a adoção de uma metodologia baseada nas orientações do Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI, sigla em inglês para Project Management Institute).
A Gestão por Processos tem adquirido maior relevância no mercado devido a ações da Associação de Profissionais de Gestão por Processos Gerenciais (ABPMP, sigla em inglês para Association of Business Process Management). A notação(BPMN) utilizada pela ABPMP já é preferida por cerca de 56% das pessoas nas organizações, demonstrando a relevância dela frente ao tradicional modelo de fluxograma.
A adoção de um Escritório de Processos demonstra um amadurecimento da organização, possibilitando um maior controle dos processos mapeados, modelados e redesenhados.

Objetivo geral:
Conhecer o funcionamento de um Escritório de Processos e de Projeto de uma organização pública.

Entender o funcionamento de um Escritório de Processos e de Projetos;
    Conhecer a metodologia de Gestão por Processos e Gestão de Projetos;
    Aprofundar os conhecimentos pela metodologia de Gestão de Projetos baseada no guia PMBOK®;
Aprofundar os conhecimentos sobre a notação BPMN;

Visita técnica com palestras explicativas.

Público alvo:
Alunos do curso de Graduação em Administração e Processos Gerenciais.

• Ter 16/04/2019 14:00
Principais disciplinas envolvidas: