Evento: BRINCAR TERAPÊUTICO Voltar

fev 14 07:40
BRINCAR TERAPÊUTICO

JUSTIFICATIVA:
 A humanização em dispositivos de saúde tem como objetivo destacado promover a qualidade dos serviços disponíveis através da troca de saberes entre os profissionais, os usuários, a rede social e de suporte, investindo em uma proposta de interação que mobilize o protagonismo de seus usuários, como é o caso das brinquedotecas.
A disposição de brinquedotecas em instituições de saúde no Brasil vem se difundindo de forma consistente após a aprovação da lei nº 11.104, de 21 de março de 2005, que instituiu sua instalação nas unidades de saúde que oferecem atendimento pediátrico. Esta iniciativa na legislação está inserida na perspectiva de humanização do cuidado à criança e ao adolescente, a qual demonstra que a inclusão de espaços lúdicos é uma ferramenta importante para assistir as crianças em tratamento.
 O trabalho em brinquedotecas em contextos como salas de espera se fazem necessários para garantir o bem-estar do público infantil que aguarda os atendimentos referentes aos seus acompanhamentos de saúde. Compreendemos também que a brinquedoteca é um espaço de  aprendizagem ao proporcionar o compartilhamento de brinquedos, vivências, emoções dentro do campo da socialização além da criação de vínculos entre cuidadores, crianças e os profissionais de saúde. Ainda sobre a importância do brincar, devemos considerar que tal atividade constitui também um espaço de formação de cidadania, através do aprendizado do cuidado com os brinquedos, da preservação do ambiente físico, da organização das regras dos jogos, da negociação da posse e divisão dos brinquedos, colaborando para que seus frequentadores possam adquirir noções de democracia e de direitos sociais, que se refletirão nos demais contextos em que estão inseridos. Nesse contexto, a atividade lúdica também tem função importante na abordagem de conflitos subjetivos, na constituição do eu e no desenvolvimento das funções psíquicas superiores como o pensamento, a linguagem e a imaginação. Desta forma, considera- se que as brinquedotecas se caracterizam enquanto espaços lúdicos, terapêuticos e políticos.
A partir dos conceitos expostos acima e de acordo com a Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde (BRASIL,2004) que se pauta nos princípios da inseparabilidade entre a atenção e a gestão dos processos de produção de saúde, transversalidade e autonomia e protagonismo dos sujeitos, propomos o desenvolvimento de intervenções na brinquedoteca pertencente a Clínica-escola do Curso de Odontologia.

Geral
Expandir o referencial teórico  e prático da graduação dos estudantes do curso de Psicologia de forma que estes compreendam um campo de intervenção que envolva a multidisciplinaridade e o desenvolvimento infantil.

Específicos
Dar continuidade ao projeto de extensão promovendo uma formação interdisciplinar para os estudantes;
Conhecer a Política do Ministério da Saúde no que se refere a humanização do atendimento ;
Compreender os referenciais teóricos que embasam o desenvolvimento infantil;
Discutir sobre estratégias  e formas de intervenção na infância;
Identificar aspectos relacionados a entraves no desenvolvimento infantil e/ou sofrimento psíquico;
Discutir e refletir sobre contextos sociais e culturais que interferem no campo da saúde mental infantil;
Vivenciar a realidade prática de atuação em um dispositivo de saúde.

LOCAL: CLÍNICA ESCOLA DE ODONTOLOGIA

CARGA HORÁRIA: 152 horas
HORAS DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR: serão validadas 60 horas de atividade complementar mediante entrega de A3.

DIA DA SEMANA: Quinta-feira

HORÁRIO:  7h:40min -11h:20min às 17h:00min – 21h

PERÍODO DA ATIVIDADE: 14 de fevereiro a 12 de dezembro de 2019

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 17 a 31 de dezembro

LOCAL DE INSCRIÇÃO: eventos.unichristus.edu.br

NÚMEROS DE VAGAS: 6 -  3 (manhã) e 3 (noite)

PÚBLICO ALVO: Estudantes do Curso de Psicologia da Unichristus a partir do 3º semestre.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: Estar regularmente matriculado no 3º semestre;
                                              Ter cursado com aprovação a disciplina Psicologia do Desenvolvimento I
OBS.: Caso o número de inscritos seja superior ao núvero de vagas (6), será utilizado como critério de seleção a média da disciplina Psicologai do Desenvolvimento I

• Qui 14/02/2019 07:40
EMENTA:  Componentes teóricos e práticos sobre o desenvolvimento infantil, saúde mental na infância e atuação em dispositivos de saúde.

PLANO DE APLICAÇÃO:
Primeiro momento: Realizar divulgação do Projeto - Brincar Terapêutico para os estudantes do Curso de Psicologia a partir do 4º semestre.

Segundo momento: Apresentação do grupo que constituirá o projeto de extensão aos docentes e discentes pertencentes à Clínica-escola de Odontologia.

Terceiro momento: Realização do grupo de estudo que promoverá o embasamento teórico e a articulação com a prática.

Quarto  momento: Realização das atividades práticas e supervisionadas em horários pré-definidos nos  turnos da manhã e noite conforme acordado com a coordenação da clínica-escola.

Quinto  momento: Avaliação das atividades desenvolvidas.
Encerramento do projeto e elaboração de um artigo.

Unichristus - campus Parque Ecológico

Rua João Adolfo Gurgel, 133 Papicu, Fortaleza - CE,