Evento: Curso de Fundamentos da Análise FMEA Voltar

out 20 08:00
out 27 08:00
Curso de Fundamentos da Análise FMEA
  • Valor: R$ 44,00. Inscrições até 17 de outubro de 2018.
  • Pagamento, somente, por meio do cartão de crédito no Painel de Eventos do site da Unichristus. Não haverá opção de pagamento por boleto bancário.
  • Cartão de crédito

Justificativa:
A metodologia de análise de FMEA – Failure Modes and Effects Analysis (Análise dos Modos de Falhas e seus Efeitos) consiste na prevenção de falhas durante o desenvolvimento de produtos e processos ou processos já estabelecidos. O intuito da metodologia é detectar falhas potenciais e graves que podem interferir na manutenção do produto ou processo no mercado em razão de questões de segurança. Para isso, a metodologia propõe estabelecer ações de melhoria e, assim, diminuir as chances de falha de um produto ou processo.

Objetivo geral:
Capacitar o aluno a implementar a metodologia de análise de falhas por meio do FMEA nas organizações afim de identificar falhas e minimizar riscos do produto e processo durante todo o ciclo de vida.

Identificar falhas potenciais e seus efeitos em produtos e processos em desenvolvimento.
Estabelecer planos de ação para a correção das falhas.- Entender a diferença entre o DFMEA e PFMEA e a necessidade de informações para a aplicação do FMEA.
Entender a relação entre a sistemática do FMEA e Procedimentos Padrões, Checklists de Qualidade e analises de falhas e quem deve participar do grupo de elaboração do FMEA .

Metodologia:
Aulas expositivas, com a utilização de recursos audiovisuais (Datashow e Notebook), e dialogadas. Apresentação de Casos. E, trabalhos em equipe para assimilação do conteúdo programático.

Conteúdo Programático
Histórico do FMEA
Diretrizes gerais da FMEA
Tipos de FMEA (Sistema / Projeto / Processo / Interfaces)
Desenvolvimento de uma FMEA de Projeto (DFMEA)
Diagramas de blocos e de parâmetros
Desenvolvimento de uma FMEA de Processo (PFMEA)
Diagrama de Fluxo de Processo e ligações com a PFMEA
Estratégia, Planejamento e Implementação
Responsabilidade da Direção;
Mantendo e alavancando a FMEA
Exemplos de aplicação de PFMEA
Exercícios práticos

Público-alvo:
Alunos dos Cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção da Unichristus.

• Sáb 20/10/2018 08:00
  • Sáb 27/10/2018 08:00
N° de vagas: 20 alunos
N° mínimo de vagas: 10 alunos

Carga Horária: 8 horas/aula.

Dias: 20 e 27 de outubro.

Unichristus - Campus Dom Luís

Avenida Dom luis, 911 Meireles, Fortaleza - CE, Térreo