Evento: Espera Terapêutica Voltar

ago 01 13:30
Espera Terapêutica

A proposição de um grupo de Espera Terapêutica, configura-se em uma estratégia positiva no campo da saúde e do cuidado. As intervenções realizadas dentro das práticas grupais em psicologia, também podem amenizar a angustia e sofrimento. Objetivando em uma melhora na qualidade de vida dos familiares, que convivem diariamente com os mais diversos tipos de doenças.
A estratégia do Grupo Terapêutico para acompanhantes de usuários em atendimentos nos serviços de saúde é descrita como uma forma importante e eficiente, seja para o cuidado da saúde de quem está acompanhando, que acaba ficando em segundo plano, como também para transmissão de informações sobre as condições de saúde, o diagnóstico, a direção do tratamento e também sobre a instituição que presta cuidados em saúde, além de oferecer a possibilidade de socialização, trocas e suporte social aos usuários e familiares. Com a possibilidade de acompanhamento tanto dos pacientes como de seus familiares, cria-se a oportunidade de um fortalecimento dos elos com fatores protetores da saúde, reverberando assim, em um maior preparo na condução para dinâmica da vida, possibilitando a ressignificação de valores e afetos.
A ação conjunta de apoio psicológico para as acompanhantes, aliada ao trabalho desenvolvido pela equipe de fisioterapia, contribui para a compreensão mais abrangente das dificuldades dos participantes que procuram por esse serviço e, assim, podem orientar de maneira mais adequada a condução do tratamento.

OBJETIVOS:
Oferecer apoio emocional;
Ocupar espaço e tempo ocioso;
Proporcionar uma maior integração social e familiar;
Realizar atividades de expressão e socialização;
Construir espaços de conversação, reflexão e troca de experiências.

EMENTA:

Práticas grupais em psicologia no campo da saúde e do cuidado;
O psicólogo nas rotinas de acolhimento em serviços de saúde;
Grupo Terapêutico - O lugar do psicólogo.

METODOLOGIA:
Grupo terapêutico aberto, com frequência semanal, voltado para acompanhantes de crianças em atendimento fisioterapêutico na Clínica Escola de Fisioterapia da Unichristus. As atividades serão semiestruturadas e contará com um planejamento participativo, onde os participantes podem elencar o que gostariam de discutir no grupo. Também será oportunizado um espaço de reflexão, discussão, atribuição de significados em um processo de acolhimento de conteúdos emocionais.

• Qua 01/08/2018 13:30
PÚBLICO ALVO:
Estudantes a partir do segundo semestre do Curso de Psicologia da Unichristus
CARGA HORÁRIA TOTAL: 100 horas
Distribuição das horas: 6 horas semanais de atividade ( 3 horas por dia)
                                     2 horas mensais de planejamento
HORAS DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR:
Para os estudantes contarão 55 horas de atividade complementar.
DIAS DE SEMANA: terça-feira  e  quinta-feira.
HORÁRIO: 13h30min às 16h30min
NÚMEROS DE VAGAS: 6 participantes (já inscritos e aprovados na seleção do Edital 22/20017)
PERÍODO DA ATIVIDADE: 01 agosto a 20 dezembro de 2018

Centro Universitário Christus - Campus Parque Ecológico