Evento: Curso AutoCAD 2D – Módulo Básico/Intermediário Voltar

mai 16 14:00
mai 18 14:00
Curso AutoCAD 2D – Módulo Básico/Intermediário
  • Valor: R$ 176,00. Inscrições até o dia 22 de abril de 2018.
  • Pagamento, somente, por meio do cartão de crédito no Painel de Eventos do site da Unichristus. Não haverá opção de pagamento por boleto bancário.
  • Inscrições encerradas

Professora:
Tatiana Oliveira

Justificativa:
Os softwares de desenho assistido por computador (CAD) permitem desenvolver, editar e visualizar os projetos técnicos de Engenharia Civil, de Engenharia de Produção e de Arquitetura com clareza e de forma padronizada, além de reduzir o tempo gasto para elaboração desses projetos. Neste sentido, conhecer e aplicar a ferramenta de trabalha AutoCAD, utilizando os comandos de elaboração, edição e/ou modificação em desenhos bidimensionais (2D), através do conhecimento de normas de Desenho Técnico voltados para Construção Civil, bem como configurações para salvamento e impressão dos arquivos, se torna um diferencial no exercício da profissão.

Objetivo geral:
Adquirir conhecimentos para utilização do programa AutoCAD 2D.

a) Reconhecer a área de trabalho do AutoCAD, as principais barras de comandos e a utilização dos principais comandos na elaboração de desenhos;
b) Aprender a configurar arquivos, escolher tipos e espessuras de linhas e configuração de layers;
c) Aprender a realizar visualizações, reconhecer ferramentas de precisão, determinando áreas, distâncias, ângulos;
d) Realizar inserção de texto e sua edição.
e) Trabalhar com bibliotecas e configurações de cotas.
f) Aprender a configurar a impressão.
g) Aplicar os comandos de AutoCAD na elaboração de desenhos voltados para Construção Civil através de normas e convenções utilizadas em Desenho Técnico.
h) Formatar arquivo para impressão, com determinação de escalas e ajustes nas pranchas.

Metodologia:
Aulas dialogadas expositivas, com indicação de conceitos normativos e convenções usuais de Desenho Técnico, demonstrando a utilização dos comandos e ilustrando na prática, com desenhos da área, como podem ser utilizados.
Ao término, o aluno terá condições de utilizar os comandos do AutoCAD para realizar desenhos 2D, de acordo com normas de Desenho Técnico, de modo a interpretar e realizar desenhos voltados para Construção Civil.

Conteúdo Programático:

1. Introdução ao AutoCAD
1.1 Aplicação do Software
1.2 Interface Gráfica
1.3 Ferramentas de Desenho (Draw)
1.4 Ferramentas de Edição (Modify)
1.5 Ferramentas de Precisão (Osnap, Ortho, Snap)
1.6 Recursos de Imagem (Zoom, Pan, Regen)
1.7 Camadas (Layers)
1.8 Cotas e comandos de averiguação (Distâncias, áreas, perímetros)
1.9 Dimensionamento (Dimension: Linear, Raios, Diâmetros, Angular)
1.10 Área de impressão, viewports e demais configurações de impressão
1.11 Normas e convenções de Desenho Técnico voltados para desenhos de Construção Civil

Aula 1:
    Trabalhando com linhas / Estilo de Linhas e Coordenadas Absolutas, Relativas e Polares. / Selecionando e Apagando Objetos. Comandos Oops, Undo e Redo. / Ferramenta Ortho, Osnap e Snap / Aparar objetos

Aula 2:
    Círculos / Arcos / Retângulos / Polígonos / Elipses / Trabalhando com Grips / Mover / Copiar / Rotacionar / Espelhar Objetos / Comando Offset /Atividade Prática: Planta Baixa

Aula 3:
    Linhas duplas / Polylines / Splines / Donuts / Ponto e Estilo de Pontos / Estender / Esticar / Arredondar / Chanfros

Aula 4:
    Escala / Alinhar Objetos / Comando Array / Dividindo Objetos / Explodir / Convertendo Objetos em Polyline

Aula 5:
    Distância entre dois pontos / Comandos Lengthen / Measuregeom / Criação de Região e Aferição de Área / Propriedades de objetos / Planta Baixa/Coberta.

Aula 6:
    Camadas (Layers) / Textos / Atividade prática / Cortes/Fachadas. Cotas / Atividade Prática / Atividade prática / Cortes/Fachadas

Aula 7:
    Blocos / Hachuras / Atividade prática : Cortes, Fachadas, Situação e Locação.
    Aula 8: Conhecendo o layout e seus comandos / Comandos úteis /Impressão e plotagem / Escalas de impressão / Atividade prática: Projeto.

Aula 9:
    Consolidação dos comandos / Atividade Prática / Projeto

Aula 10:
    Consolidação dos comandos / Atividade Prática / Projeto

Público-alvo: Alunos dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia de Produção da Unichristus.

Principais disciplinas envolvidas: Construção de Edifícios I e II.

• Qua 25/04/2018 14:00
    • Sex 27/04/2018 14:00
    • Seg 30/04/2018 14:00
    • Qua 02/05/2018 14:00
    • Sex 04/05/2018 14:00
    • Seg 07/05/2018 14:00
    • Qua 09/05/2018 14:00
    • Sex 11/05/2018 14:00
    • Qua 16/05/2018 14:00
    • Sex 18/05/2018 14:00
    Nº de vagas: 25 alunos
    Mínimo: 10 alunos

Carga horária: 40h/a

Dias de semana:
    - 25, 27, 30 de abril de 2018
    - 2, 4, 7, 9, 11, 16 e 18 de maio de 2018

Local: Laboratório de Informática 208

Observações importantes:
    1) As inscrições estão abertas até o preenchimento das vagas, que são LIMITADAS.
    2) Caso não haja formação do número mínimo de inscritos, a Atividade Complementar será cancelada.
    3) Atividade Complementar é exclusiva para os alunos devidamente matriculados na Unichristus.
    4) As horas de Atividade Complementar serão validadas mediante comprovação de 75% de presença e entrega de formulário A-3.

Unichristus - Campus Dom Luís

Av. Dom Luis, 911 Meireles, Fortaleza - CE,