Evento: Trilha ecológica EDH - Cocó e Sabiaguaba Voltar

nov 25 08:00
Trilha ecológica EDH - Cocó e Sabiaguaba

O objetivo da trilha é proporcionar aos estudantes o conhecimento de uma área de grande exuberância natural, as Dunas da Sabiaguaba, bem como proporcionar o contato com as comunidades de pescadores e extrativistas que habitam o local há várias décadas. Acerca da origem e do contexto dessa atuação, podemos afirmar que o governo do estado do Ceará, desde o ano de 2015, elabora propostas para a ampliação do Parque Ecológico ao longo do Rio Cocó, como unidade de proteção integral, com a pretensão de criar o maior parque urbano em extensão da América Latina. Para tanto, o governo sobrepõe o Parque a áreas ocupadas há décadas por populações habitantes das margens do rio, o que provocaria a expulsão de 666 famílias. Com a redefinição da poligonal do Parque Estadual do Cocó, alteram-se os atuais contornos da Área de Preservação Ambiental (APA) municipal, criada pelo decreto nº 11.987, de 20 de fevereiro de 2006 e impõe-se a remoção das comunidades destacadas acima. Dentre essas, o projeto refere-se a uma em especial, conhecida por Boca da Barra de Sabiaguaba, situada na margem direita da foz do rio, onde habitam cerca 150 famílias. O regime jurídico dos Parques, ao admitir apenas uso indireto dos recursos naturais, ameaça gravemente a sobrevivência dos moradores, que garantem sua subsistência por meio da pesca artesanal e/ou do comércio nas barracas de praia. A visibilidade alcançada por essa comunidade acabou por influenciar a reivindicação de outros nativos por permanecer no local. Trata-se de atividade que visa à sensibilização de alunos e funcionários para a temática socioambiental no geral, bem como refletir sobre a importância do emprego de instrumentos legais de proteção ambiental previstos no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e as problemáticas sociais, econômicas e políticas que os envolvem.

• Sáb 25/11/2017 08:00
Dia 25 de novembro de 2017 (sábado)

8h - Saída do Campus Dom Luís.

8h30 às 10h - Caminhada pelos principais locais de memória da comunidade e nos ambientes em que o ecossistema costeiro se faz representativo e exuberante. A trilha será acompanhada por um guia local que mostrará as especificidades da fauna e da flora, os ambientes de dunas, mangues e lagoas. Em meio a esse ambiente também terá destaque a história da localidade.

10h30 às 12h30 - Roda de conversa com a comunidade sobre os conflitos e desafios para a preservação do território.

13h - Retorno ao Campus.

Casa Camboa - Sabiaguaba