Evento: A Infraestrutura de Dados Espaciais do Iplanfor Voltar

A Infraestrutura de Dados Espaciais do Iplanfor

Professor: Bárbara Morais e Sérgio Pires

Tipo: Palestra Presencial

Justificativa: Desenvolvida pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza - IPLANFOR, a infraestrutura de dados espaciais possui um conjunto integrado de tecnologias, padrões, políticas, arranjos institucionais e recursos humanos, que disponibilizados através de uma plataforma web Fortaleza em Mapas permite que seus usuários, através de um simples navegador, possam encontrar, visualizar, usar e combinar informações geoespaciais de diferentes produtores de dados, para atender suas necessidades.
A plataforma reúne assuntos organizados em categorias, disponíveis para download nos formatos shapefile, CSV e KML, além de versões do mapa em PDF, no formato A3 e outros documentos complementares. Assim, a apresentação da plataforma mostra-se de grande relevância para a comunidade acadêmica, diante da importância de compreensão e acesso as informações sobre a cidade de Fortaleza.

Categoria: Extensão

Objetivo geral: Apresentar a ferramenta Fortaleza em Mapas como visualizador da Infraestrutura de Dados Espaciais do Iplanfor.

- Apresentar o Instituto de Planejamento de Fortaleza;
- Apresentar a importância de uma plataforma com dados oficiais;
- Apresentar o Fortaleza em Mapas como uma ferramenta de diagnóstico e pesquisa.

Metodologia: Os Arquitetos Bárbara Morais e Sérgio Pires apresentarão uma palestra presencial, sobre a plataforma Fortaleza em Mapas.

Público-alvo: Alunos e profissionais dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia de Produção.

Principais disciplinas envolvidas: Todas as disciplinas.

Carga horária: 1h/a.

Observações:
Para o recebimento de certificado e atribuição de 1h de atividade complementar, os alunos devem estar inscritos e entregar o formulário A3 no prazo de até 7 dias após o evento. A entrega do A3 será virtual pelo painel de eventos.

• Qua 16/11/2022 17:30
Dia: Quarta-feira, 16 de novembro de 2022