Evento: Introdução ao LaTeX Voltar

out 01 08:00
Introdução ao LaTeX

Justificativa:

O LaTeX é um sistema de composição de texto para a criação e edição de diversos tipos de documentos textuais técnicos e científicos que proporciona alta qualidade tipográfica. Este sistema é muito utilizado no âmbito universitário por proporcionar vantagens no desenvolvimento de documentos científicos, tais como: pacotes para inserção de pseudocódigos, expressões e fórmulas matemáticas com alta qualidade, facilidade em criar citações, dentre outros. Além disso, o LaTeX é gratuito e possui portabilidade para os principais sistemas operacionais. Existem diversos softwares (desktop e web) que auxiliam o desenvolvimento de documentos em LaTeX, sendo a plataforma Overleaf um dos mais conhecidos e utilizado. Este minicurso é uma introdução ao sistema LaTeX, com intuito de apresentar o básico da estrutura de um documento e seus principais comandos por meio da plataforma Overleaf.

Objetivo geral:

Este minicurso tem o objetivo de proporcionar aos discentes uma introdução ao LaTeX por meio da plataforma Overleaf para o desenvolvimento de documentos científicos.

Demonstrar as principais características do LaTeX.
    Analisar a forma de execução de um arquivo LaTeX.
    Introduzir os conceitos básicos do LaTeX: comandos, estruturas etc.
    Apresentar a plataforma Overleaf para criação de documentos.
    Demonstrar como inserir diversos elementos no documento: figuras, tabelas, referências etc.

Metodologia:

É previsto no desenvolvimento do minicurso:
    Aulas expositivas utilizando recursos tecnológicos de ensino a distância (videoconferência).
    Leitura de textos (individual).
    Resolução de exercícios durante o minicurso.

Público-alvo:

Discentes dos cursos de Sistemas de Informação (SI), Análise, Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Sistemas para Internet e demais interessados na temática de desenvolvimento de documentos utilizando o LaTeX.
Principais disciplinas envolvidas:

Algoritmo e Programação I
    Metodologia Científica
    Projeto Integrado Multidisciplinar
    Trabalho de Conclusão de curso

Carga horária:  4 Horas/Aula
Dias de semana: sábado
Local: sala virtual – google meet
Horário: 08hh as 12h
Período: 01/10/2022.
N º de vagas:30 (mínimo 10)
Investimento do aluno(a): R$ 16,00