Evento: Oficina de Design Thinking Voltar

out 29 07:40
nov 12 07:40
Oficina de Design Thinking

Oficina de Design Thinking – Desenvolvendo habilidades e encontrando soluções “Fora da Caixa”
Pensamento crítico e solução de problemas encabeçam a lista das habilidades que se tornarão mais importantes para os profissionais nos próximos cinco anos (2025). É o que aponta a edição 2020 do relatório The Future of Jobs, elaborado anualmente pelo Fórum Econômico Mundial. Em relação aos anos anteriores, foram incorporadas à lista habilidades relacionadas à autogestão, como resiliência, tolerância ao stress e flexibilidade. Nessa categoria, chama atenção também a presença do aprendizado ativo e da capacidade de desenvolver estratégias para se manter permanentemente em desenvolvimento. Construído com a participação das empresas e dados do Linkedin e da plataforma de educação on-line Coursera, o estudo aponta as 10 habilidades consideradas mais importantes no mercado de trabalho até 2025, divididas em quatro categorias:
1. Solução de problemas
Pensamento analítico e inovação; Solução de problemas complexos; Análise e pensamento crítico, Criatividade, originalidade e iniciativa; Argumentação, solução de problemas e ideação.
2. Autogestão
Aprendizado ativo e estratégias de aprendizagem; Resiliência, tolerância ao stress e flexibilidade.
3. Trabalhar com Pessoas
Liderança e influência social.
4. Uso e desenvolvimento da tecnologia
Uso, monitoramento e controle da tecnologia; Design de tecnologia e programação.

O estudo aponta também que, em razão do avanço tecnológico, 50% dos trabalhadores precisarão de requalificação até 2025. Nesse período, muitos empregos (cerca de 85 milhões) poderão ser perdidos no mundo por conta da automação do trabalho. A boa notícia que um número maior ainda de vagas (95 milhões) poderá ser criado numa redivisão do trabalho entre pessoas, máquinas e algoritmos. Mas, para pleitear essas oportunidades e se manter competitivo, mais do que nunca é necessário se manter atualizado e disposto a aprender.

Em função do contexto apresentado, a oficina de Design Thinking surge como uma abordagem inovadora para contribuir no desenvolvimento de “soft skills” junto aos discentes do curso de graduação em Administração da Unichristus. O aluno terá a oportunidade de ver como o design thinking potencializa a criatividade na busca de soluções para problemas complexos, bem como a importância do método de problematização da realidade. A metodologia do design thinking auxilia a criação, estruturação e validação de ideias em sala de aula, a partir de um processo estruturado que parte da empatia para a geração de soluções possíveis para problemas identificados em conjunto com os estudantes.

• Sex 22/10/2021 07:40
  • Sex 29/10/2021 07:40
  • Sex 12/11/2021 07:40
Metodologia:

A oficina ocorrerá em três (03) semanas, todas as sextas-feiras pela manhã (AB/CD) tendo início na segunda semana de outubro (15/10).

Na primeira semana, o encontro será presencial com aplicação de dinâmica de integração e formação dos grupos de trabalhos. Será apresentado aos alunos as 10 habilidades que serão requisitadas no mercado de trabalho até 2025 e sua importância, bem como, os conceitos iniciais da metodologia Design Thinking.

Como atividade prática os alunos executarão a etapa da metodologia Design Thinking: Descoberta e Imersão no problema.
Na segunda semana, o encontro será presencial e os alunos seguirão com atividades práticas relacionadas a metodologia. Nesta fase, realizaremos as etapas de Interpretação (empatia) e Ideação das soluções.

Na terceira e última semana, o encontro será presencial e iremos explorar a fase de Experimentação e Prototipação das soluções. Ao final, os alunos apresentarão os protótipos desenvolvidos e um pitch (apresentação de 5 minutos), apresentando o problema e a solução desenvolvida.

Público-alvo: alunos dos cursos de Administração (Presencial e EaD), Processos Gerenciais (EaD), Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia de Produção, Engenharia Civil e Sistemas de Informação.

Unichristus Dom Luís

Avenida Dom Luís, 911 Meireles, Fortaleza - CE, Auditório III (1º andar)

(85)3457-5383 - (85)3457-5339