Evento: Startup: compartilhando uma experiência Voltar

nov 16 17:00
Startup: compartilhando uma experiência
INSCRIÇÃO

Título da atividade proposta: Startup: compartilhando uma experiência empreendedora
 
Categoria: Pesquisa

Justificativa:
No semestre letivo de 2021.1, foi evidenciado, por meio de um Trabalho de Conclusão de Curso (pesquisa) de um dos nossos discentes do Curso de Sistemas de Informação, o perfil empreendedor de muitos dos(as) nossos(as) discentes, a destacar suas potencialidades e também limitações.
Consciente disso, com o intuito de contribuir com o reforço de possíveis competências empreendedoras e, até mesmo, com o despertar do interesse dos(as) discentes do próximo semestre, está sendo proposta esta atividade intitulada “Startup: compartilhamento de uma experiência empreendedora”, visando a oportunizar o contato e o diálogo entre os(as) discentes do nosso centro universitário e um empreendedor cearense.
A prévia classificação da experiência empreendedora como sendo “startup” condiz com a intencionalidade do proponente desta atividade de conseguir despertar o interesse e, consequentemente, ter sua proposta reconhecida como atraente e que mobilize os(as) discentes a participar.
 
Objetivo geral:
Oportunizar o diálogo e a troca de experiência entre um empreendedor cearense, que representará uma startup, e os(as) discentes dos Cursos de Sistemas de Informação e Ciências Contábeis.
 
Objetivos específicos:
Discutir empreendedorismo sob um viés pragmático; comprovar que é possível um(a) jovem empreender; estimular o espírito empreendedor entre os(as) discentes.

Metodologia:
A atividade proposta será realizada por meio de metodologia expositiva e dialogada, inicialmente abordando os resultados da pesquisa acerca o perfil empreendedor dos alunos de SI (BARRETO, 2021)¹ para, em seguida, contemplar a experiência de um empreendedor e sua startup (IZI: Varejo Inteligente)².
Assim, reforça-se que a metodologia da atividade em foco consistirá num metodologia de ensino ativo, a utilizar do método de caso, o qual, segundo Gil (2021)³, envolve a descrição de situações reais e não construções elaboradas pelos professores, possibilitando que os(as) discentes se coloquem no lugar da pessoa a quem representará o caso, sendo, muitas vezes, essa o(a) tomador(a) de decisão ou o(a) revolvedor(a) de uma situação problema.
E quanto a etapas para sua devida realização, são elas: aceite da proposta pelas coordenações dos Cursos de Sistemas de Informação e Ciências Contábeis; confirmação da disponibilidade do empreendedor da startup idealizada e também do autor da pesquisa anteriormente mencionada; divulgação do evento entre os(as) discentes; realização do evento; avaliação do evento e documentação de sua realização.
 
 
 
¹BARRETO, M. Empreendedorismo: motivações e perfil empreendedor de graduandos em Sistemas de Informação de uma IES em Fortaleza/CE. 2021, 50 p. Monografia (Graduação em Sistemas de Informação). Centro Universitário Christus.
 
²Instagram: @iziapp
 
³GIL, A. C. Metodologia de Ensino Superior. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2020.
 
 
Público-alvo: Discentes dos Cursos de Sistemas de Informação e Ciências Contábeis.

Principais disciplinas envolvidas:
Empreendedorismo; Comunicação Empresarial; Economia; Sociologia e Ética Profissional.
 
Carga horária: 01h
Dias de semana: terça-feira
Local: Encontro remoto Google Meet (a ser enviado por email)
Horário: 17h00min às 18h00min
Período: 16/11/2021.
N º de vagas:30 (mínimo 10)
Investimento do aluno(a): gratuito

DATA/HORA
  • Ter 16/11/2021 17:00
Compartilhe nas redes sociais