Evento: Usabilidade e UX Voltar

Título da atividade proposta: Usabilidade e UX

Categoria: Ensino

Justificativa:
A Interação Humano-Computador (IHC) tem ganhado cada vez mais visibilidade nos últimos anos devido ao advento de novas tecnologias e novos componentes de interface. Nesse meio, a subárea de User Experience (UX) é um destaque, pois diz respeito à vivência do usuário em relação a uma determinada aplicação, não se limitando a telas de computadores, tablets e celulares, mas estendendo-se para aplicações vestíveis, ubíquas, assistentes de voz e outros.

A satisfação do usuário durante a sua experiência de uso determina se a aplicação lhe é útil, indicando se o sistema obteve sucesso ou não. Mesmo que o sistema apresente bom funcionamento e bom desempenho, se não houver preocupação com a forma de utilização, organização dos componentes e informações e reconhecimento do público, os usuários tendem a abandonar o mesmo. Nesse sentido, é importante verificar quais são as diretrizes, técnicas, métodos e boas práticas que levam a uma boa experiência do usuário em diferentes tipos de aplicações.

Objetivo geral:
Prover conhecimentos sobre usabilidade e experiência do usuário, apresentando a sua importância, princípios e boas práticas.

Prover conhecimentos sobre UX (User Experience).
    Prover conhecimentos sobre usabilidade.
    Prover conhecimentos sobre tendências em IHC com ênfase na experiência do usuário.

Metodologia: Apresentação de conceitos de Usabilidade e UX de forma expositiva e dialogada.

Público-alvo: Estudante do Curso de Sistemas de Informação e demais interessados na temática de Interação Humano-Computador com ênfase na experiência do usuário.

Principais disciplinas envolvidas: Interação Humano-Computador e Engenharia de Software.

Carga horária: 01h
Dias de semana: Segunda
 Local: Encontro remoto Google Meet (a ser enviado por email)
 Período: 25/10/2021.