Evento: II Ciclo em Acessibilidade, Mobilidade e Equidade Voltar

ago 24 17:30
II Ciclo em Acessibilidade, Mobilidade e Equidade
INSCRIÇÃO

Justificativa:
O crescimento das cidades de forma acelerada tem produzido o contínuo aumento das populações urbanas. Ao concentrar os indivíduos nas cidades, percebe-se o aumento do volume de atividades realizadas e a demanda por solo e meios de transporte para realizá-las, sobrecarregando a infraestrutura urbana. Destas relações entre uso do solo, sistemas de transportes e atividades, produz-se um grau de facilidade do indivíduo no alcance dos destinos desejados. A acessibilidade passa a ser traduzida como essa capacidade e deve possibilitar, a todos, autonomia eficiente e conveniente nos deslocamentos.
Em alguns casos, a acessibilidade pode ter sua distribuição afetada por fatores como barreiras psicomotoras, isolamento geográfico, distribuição de renda, custo do uso do sistema, restrições temporais, medo, segurança, desconforto, entre outros. Esta distribuição desigual e inadequada da acessibilidade pode gerar limitações de alcance mais intensas em determinados indivíduos, acentuando as desigualdades sociais, especialmente àqueles pertencentes a grupos vulneráveis, comprometendo o seu bem estar e o de gerações futuras. Dessa forma, se faz fundamental que os engenheiros – atores centrais nas tomadas de decisão sobre o planejamento da acessibilidade – desenvolvam habilidades nesta disciplina, de forma a contribuir para a redução das desigualdades causadas por problemas de mobilidade.

Objetivos:
Este projeto é uma das ações do grupo de estudo e pesquisa T. E. A. M.  (Transportation Equity, Accessibility and Mobility) tem como objetivo capacitar o corpo discente e divulgar os esforços de pesquisa através da promoção de palestras mensais que abordam a temática da acessibilidade, mobilidade e equidade nos transportes, com acadêmicos da área. Ademais, tal ação incrementa a articulação interinstitucional, ao convidar profissionais e pesquisadores externos para participar como palestrantes e ouvintes, se posicionando estrategicamente dentro do circuito de eventos do setor.
 
Metodologia:
Pretende-se realizar palestras sobre acessibilidade, mobilidade e equidade nos transportes, com duração de 01 hora, dentro do horário de encontro do grupo, às quintas feiras, das 17:30 às 18:30, na frequência média de 01 palestra por mês, à exceção dos períodos de recesso institucional. As palestras serão proferidas por acadêmicos do setor com nível mínimo de Mestre em Engenharia de Transportes (ou área afim), aberta ao público, com emissão de certificados para os palestrantes e participantes.
 
Público-alvo:
Alunos dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia de Produção da Unichristus.


Categoria:
Extensão

DATA/HORA
  • Ter 24/08/2021 17:30
PROGRAMAÇÃO
Palestra 1
Palestrante:
Profa. Me. Mariana Quezado
Assunto: Assentamentos Precários
Dia: 24/08/2021
Horário: 17:30 as 18:30
Carga Horária: 1h/a
Local: Plataforma Google Meet (meet.google.com/jkd-zqan-ijz)
LINKS
TELEFONES INFORMAÇÕES

(85)3457-5382

Compartilhe nas redes sociais