Evento: Webinar: Candidaturas fictícias Voltar

mar 12 17:00
Webinar: Candidaturas fictícias

Trata-se de Webinar, sobre o tema: "Candidaturas fictícias e violência política de gênero: os desafios das mulheres na participação política", que é fruto da tese de doutorado da palestrante Roberta Laena, defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Roberta Laena aborda aspectos que envolvem as candidatas fictícias, registradas nas disputas eleitorais proporcionais apenas para cumprimento da cota de gênero, propondo uma tipologia e critérios de identificação das candidatas. Ela também analisa as falas de candidatas fictícias entrevistadas e pontua a violência política de gênero a que são submetidas todas as mulheres envolvidas nesse tipo de fraude. A obra é, portanto, uma reflexão sobre o não lugar das mulheres na política e uma convocação às mudanças estruturais que, aliadas à política feminista, têm potencial para moldar um horizonte de maior representatividade e igualdade.

A palestrante Roberta Laena é pesquisadora e autora do livro Fictícias: candidaturas de mulheres e violência política de gênero, doutora em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Analista Judiciária do TRE-CE.

Público alvo: discentes e docentes do curso de Direito da Unichristus.
Será dispensada inscrição.
Serão atribuídas 3h/a, no Grupo III - Extensão, aos alunos que participarem do evento, mediante presença no chat e no programa que será indicado pela professora ao final do evento.

• Sex 12/03/2021 17:00
Data: 12.03.2021