Evento: Estudo de Plantas Medicinais e Fitoterapia Voltar

nov 07 08:00
Estudo de Plantas Medicinais e Fitoterapia

Justificativa:

Atendendo a proposta inicial de expansão de fomento de discussões e estudos, o Grupo de Estudos em Plantas Medicinais e Fitoterapia – GEPLAMFI objetiva atividades acadêmicas além de sessões clínicas periódicas. O Grupo propõe contemplar a partilha de conhecimento científico em uma perspectiva social e educativa com a comunidade acadêmica do Centro Universitário Unichristus com o objetivo maior de atualização de conhecimentos para os alunos sobre uma temática importante e atual que é o estudo de Plantas medicinais e Fitoterapia.

Justifica-se também o fato que a realização do 1° Simpósio Unichristus On-line de Estudo de Plantas Medicinais e Fitoterapia visa atender uma demanda de constante atualização evidenciada no atual contexto de pandemia, cenário global de alterações climáticas e de comprometimento de da fauna e flora brasileiros. Assim, o Simpósio propõe desenvolver interação numa ampla perspectiva de saúde não somente no contexto terapêutico, como também na valorização ecológica, biodiversidade e preservação ambiental, assim como também a intercessão entre saberes tradicionais, populares e ciência.
O evento será um momento de imersão dos alunos em conteúdos e temáticas amplas por palestrantes convidados externos e internos com expertise na área de conhecimento de diversas categorias (nutricionistas, farmacêuticos, químicos, biólogos e agrônomos)
Assim, sugere-se a realização de uma edição pioneira, extraordinária, inédita e especial do 1° Simpósio Unichristus On-line de Estudo de Plantas Medicinais e Fitoterapia, totalmente virtual, considerando as medidas de segurança contra a disseminação do COVID-19.

Objetivo geral:
Proporcionar um momento de debate e atualização entre profissionais da área, docentes e discentes na temática de Plantas Medicinais e Fitoterapia e suas aplicabilidades

Possibilitar a participação de alunos em eventos científicos;
    Fomentar um amadurecimento do senso crítico e questionador dos alunos frente à discussões sobre temáticas atualizadas;
    Proporcionar um momento de apreensão do conhecimento através de problematizações e discussão entre alunos, professores e palestrantes;
    Oferecer a oportunidade dos alunos em participar de workshops.
Incentivar a participação dos alunos como apresentadores de trabalhos científicos e em exposições de materiais desenvolvidos em sala.

• Sex 06/11/2020 15:00
  • Sáb 07/11/2020 08:00
1° Simpósio Unichristus On-line de Estudo de Plantas Medicinais e Fitoterapia
Edição pioneira, extraordinária, inédita e especial
06 e 07/11/2020 Via Google MeetCiclo de PalestrasDia 06/11/2020 (Sexta feira)
Apresentando: Membros do Grupo de Estudos em Plantas Medicinais e Fitoterapia – GEPLAMFI

15:00h – Saudações de Abertura: Coordenação do Curso de Nutrição UNICHRISTUS (Profa. Juliana e Profa. Sânia)
15:10h - Palestra 1: Plantas Medicinais, Fitoterapia e Compostos Bioativos na Modulação da Expressão Gênica (Prof. Lélia Sales de Sousa)
16:00h - Palestra 2: e Fitoterapia na Menopausa e na Libido (Nutricionista Mestre Cris Barroso)
16:45h - Palestra 3: Fitoterapia e compostos Bioativos na Atividade Física (Nutricionista Mestre Mariane Magalhães)
17:30 h- Palestra 4: Aspectos biológicos, químicos e propriedades antimicrobianas de óleos essenciais (Professor Dr. Carlos Antônio Nogueira Sobrinho – UECE).
Dia 07/11/2020 (Sábado)

08:00h –  Abertura do Segundo Dia – Membros GEPLAMFI
08:10 h - Palestra 5: Como manejar e cultivar sua horta medicinal em casa (Dra. Gislane Mendes Morais – Engenheira Agrônoma –UFC -EMBRAPA)
 09:00 h - Palestra 6: Nutrição Funcional e Fitoterapia em Pediatria (Nutricionista. Dra. Lívia Bordalo Tonucci)