Evento: Oficina on-line sobre acessibilidade Voltar

set 15 08:00
set 17 09:00
Oficina on-line sobre acessibilidade
  • Valor: R$ 41,00 (Preço válido até a realização do evento). Inscrições até o dia 10 de setembro de 2020.
  • Pagamento, somente, por meio do cartão de crédito no Painel de Eventos do site da Unichristus. Não haverá opção de pagamento por boleto bancário.
  • Cartão de crédito.

Tipo: Curso on-line

Professora:
Denise Vidal.

A aplicação de medidas de adequação dos ambientes para a circulação de pessoas com deficiências físicas ou mobilidade reduzida está prevista em diversas legislações federais. Ao descumprir as regras de acessibilidade, corre-se o risco de onerar os gastos de uma obra após sua conclusão. A conscientização, portanto, sobre a importância do tema da acessibilidade tende a crescer cada vez mais.

Categoria:
Ensino.

Objetivo geral:
Capacitar os alunos a cerda dos conhecimentos sobre a eliminação de barreiras físicas e a adaptação de espaços para uso das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, por meio da aplicação dos conceitos do Desenho Universal e da lei ABNT NBR 9050/2015.

- Aprender a importância de adaptar e como garantir o acesso a todos;
- Conhecer a Lei ABNT NBR 9050/2015 e como ela determina as medidas e as condições para eliminação das barreiras arquitetônicas;
- Identificar as barreiras arquitetônicas: obstáculos que impedem o acesso e o uso dos ambientes e dos equipamentos;
- Adaptar um ou mais ambientes projetados.

- Aula remota com a utilização do Google Meet e da Plataforma Moodle.

Conteúdo Programático:
- Introdução ao Desenho Universal.
- NBR 9050/2015: módulo de referência, área para a manobra de cadeira de rodas, largura para deslocamento em linha reta e portas.
- Estudo de caso: apartamento residencial.
- NBR 9050/2015: rotas acessíveis.
- NBR 16537/2016: piso tátil.
- NBR 9050/2015: calçadas, desnível, corrimão e guarda-corpo, circulação interna e rampas.
- Atividade em campo: análise das calçadas do entorno de acordo com a norma.
- Atividade prática: desenho da rampa com cálculo.
- NBR 9050/2015: banheiros e sanitários.

Público-alvo:
Alunos e profissionais dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia de Produção.

Principais disciplinas envolvidas:
Projeto Arquitetônico I, II, III, IV, V e VI.

N° máximo de inscrições:
20 alunos.

N° mínimo de inscrições:
10 alunos.

Carga horária:
7h/a.

Pré-requisitos:
1) Possuir computador, Tablet ou celular SmartPhone;
2) Ter acesso à Internet;
3) Autocad ou material de desenho (folhas sulfite A3 e A4, escalímetro, esquadros, lapiseira, borracha, transferidor de ângulos, compasso).

• Ter 15/09/2020 08:00
  • Qui 17/09/2020 09:00
Dias: 15 e 17 de setembro de 2020.

Horário: 8h às 12h (15/09/2020) e 9h às 12h (17/09/2020).

Local: Google Meet e Plataforma Moodle.

Observações importantes:
1) As inscrições estarão abertas até o preenchimento das vagas que são LIMITADAS;
2) Caso o número mínimo de inscritos não seja atingido, a Atividade Complementar será cancelada;
3) As aulas acontecerão de forma remota com a utilização do Google Meet e da Plataforma Moodle;
4) Após a confirmação do Curso, a coordenação responsável irá enviar o link da sala de aula remota, bem como o acesso à Plataforma Moodle;
5) As horas de Atividade Complementar e os certificados serão validados mediante a INSCRIÇÃO no Painel de Eventos, a COMPROVAÇÃO de 75% DA PRESENÇA e a ENTREGA do FORMULÁRIO A3 DIGITAL.