Evento: Visita Técnica - terminais de ônibus de Fortaleza Voltar

fev 15 08:00
Visita Técnica - terminais de ônibus de Fortaleza
  • Valor: R$ 15,00. Inscrições até o dia 12 de fevereiro de 2020.
  • Pagamento, somente, por meio do cartão de crédito no Painel de Eventos do site da Unichristus. Não haverá opção de pagamento por boleto bancário.
  • Cartão de crédito.

Justificativa:
As visitas a terminais de ônibus de Fortaleza fazem parte das atividades acadêmicas da disciplina de Projetos Especiais do Curso de Arquitetura e Urbanismo cujo tema para 2020.1 é um Terminal Rodoviário com melhorias de mobilidade no seu entorno. A trajetória de visitas está projetada em três etapas:
a) A primeira visita será ao terminal projetado pelo Arq. Marrocos Aragão e construído em 1973, reconhecido como um importante patrimônio modernista do Ceará.
b) A segunda será ao terminal projetado pelo escritório Architectus (http://www.architectus.com.br/) e compõe a rede de ônibus urbanos de Fortaleza.
c) Por fim, será feita uma visita à rodoviária de Messejana que foi implantanda devido à demanda do bairro e à alta complexidade da mobilidade urbana da cidade.
A proposta da disciplina é construir um novo terminal rodoviário para o bairro Messejana com a devida requalificação urbana do seu entorno. Dessa forma, entendemos que a atividade irá ampliar a percepção de questões de funcionamento e pós-ocupação, bem como o diagnóstico da área de intervenção.

Categoria:
Ensino.

Objetivo geral:
Vivenciar situações reais relacionadas ao problema de projeto proposto servindo como estudos de caso para embasamento prático dos trabalhos a serem desenvolvidos.

. Entender o funcionamento e o programa de necessidade de terminais de ônibus.
. Identificar os problemas dos terminais existentes.
. Conhecer o entorno da área de intervenção proposta na disciplina Projetos Especiais.

Metodologia:
Visita técnica.

Público-alvo:
Estudantes dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia de Produção.

Principais disciplinas envolvidas:
Projetos Especiais.

N° máximo de inscrições:
14 alunos.

N° mínimo de inscrições:
10 alunos.

Obs: É necessário o pagamento referente a uma passagem (R$ 3,60 - inteira) para a entrada no terminal de ônibus da Messejana.

• Sáb 15/02/2020 08:00
Dia: 15 de fevereiro de 2020.

Horário: 8h15min às 12h.
Saída do transporte às 8h.

Unichristus - Campus Dom Luís

Avenida Dom Luís, 911 Meireles, Fortaleza - CE,