Evento: Excel Aplicado à Engenharia Voltar

set 26 14:00
set 27 14:00
Excel Aplicado à Engenharia
  • Valor: R$ 48,00 (Preço válido até a realização do evento). Inscrições até 24 de setembro de 2019.
  • Pagamento, somente, por meio do cartão de crédito no Painel de Eventos do site da Unichristus. Não haverá opção de pagamento por boleto bancário
  • Cartão de crédito.

Professor(a): Eric Mateus.

Justificativa:
Microsoft Excel® (Excel) é um software muito popular que possui uma interface intuitiva e recursos matemáticos poderosos, fato que justifica e fomenta sua ampla utilização no desenvolvimento de projetos de engenharia. É prática comum nos escritórios de engenharia fazer uso de planilhas desenvolvidas nesta ferramenta para auxiliar desde o orçamento, planejamento e controle de uma obra, até, em muitos casos, realizar o dimensionamento dos sistemas que compõe a edificação. O Excel é sabidamente o programa mais utilizado no mercado para o desenvolvimento de planilhas eletrônicas.
Existem no mercado muitos softwares especializados em determinados tipos de projetos. Por exemplo, os softwares EBERICK®, TQS® e CYPECAD® são ferramentas computacionais destinadas à modelagem, análise, dimensionamento e detalhamento de estruturas em concreto armado. Esses programas, entretanto, são comercializados em conjunto com pacotes mais completos, fato que reflete diretamente no custo de aquisição, tornando o acesso a estes, muitas vezes, inviável. Além disso, algumas aplicações corriqueiras não justificam a concepção de um modelo computacional tão sofisticado. Dito isto, a utilização de ferramentas computacionais mais básicas mostra-se conveniente em uma série de aplicações práticas.
Por mais abrangentes que os softwares específicos disponíveis no mercado possam ser, deter um conhecimento sobre as ferramentas e potencialidades do Excel para desenvolver ferramentas personalizadas que melhor se adequem às suas demandas é um diferencial de um profissional para o mercado de trabalho.

Categoria:
Ensino.

Objetivo geral:
Possibilitar aos participantes um aprimoramento na manipulação das ferramentas do Excel.

- Conhecer os recursos avançados e potencial de aplicação do Excel;
- Capacitar o aluno a desenvolver planilhas intuitivas, práticas e que automatizem diversas tarefas corriqueiras;
- Promover o entendimento de aplicação dos algoritmos de otimização presentes no solver para obter soluções otimizadas;
- Explorar a aplicação de Macros para automatizar tarefas repetitivas;
- Desenvolver uma planilha para conceber projetos ótimos de sapatas isoladas de concreto armado, mediante aplicação das ferramentas exploradas.

Metodologia:
Aulas presenciais expositivas e dialogadas.

- Conteúdo Programático:
Aula 1 (4h/a)
Personalizar células;
Formatar dados;
Validação de dados;
Congelar painéis;
Funções condicionais: SE, E SE, OU SE, CONTE.SE, SOMASE e SEERRO
Funções PROC: PROCV, PROCH, INDICE e CORRESP.
Função ATINGIR META;
Funções FILTRO, MÍNIMO, MÁXIMO, ARREDONDA.PARA.CIMA, ARREDONDA.PARA.BAIXO, CONCATENAR.

Aula 2 (4h/a)
Formatação condicional;
Tabelas dinâmicas;
Solver;
Macros;
Proteger células e adicionar senhas.

Público-alvo:
Profissionais e alunos dos Cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Arquitetura e Urbanismo.

N° máximo de inscrições:
20 alunos.

N° mínimo de inscritos:
10 alunos.

Principais disciplinas envolvidas:
Linguagem de Programação, Estruturas de Concreto I e II e Sistemas Estruturais.

Carga horária:
8 h/a.

• Qui 26/09/2019 14:00
  • Sex 27/09/2019 14:00
Dias: 26/09/2019 e 27/09/2019.

Horário: 14h às 18h.

local: Laboratório de informática 206