Evento: CONTAMINAÇÃO ALIMENTAR Voltar

out 19 08:00
nov 09 08:00
CONTAMINAÇÃO ALIMENTAR

Título da atividade proposta: CONTAMINAÇÃO ALIMENTAR: UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA.

Justificativa: A contaminação de pessoas através de alimentos contaminados é uma preocupação constante em todos os países do mundo. Muitos microrganismos presentes em alguns alimentos provocam o aparecimento de intoxicações alimentares, mas infelizmente esses alimentos não apresentam alterações em seu cheiro, sabor ou aspecto. Os principais agentes biológicos capazes de contaminar a água e os alimentos, além de causarem inúmeras doenças aos homens, são vírus, bactérias, protozoários, vermes, fungos e toxinas microbianas.
          Muitas pessoas desconhecem, mas o simples fato de cortar uma carne crua e depois utilizar a mesma faca, sem lavar, para cortar uma carne assada pode gerar vários riscos à saúde. Isso ocorre porque carnes cruas e vegetais que ainda não foram higienizados têm inúmeros microrganismos causadores de doenças, e que podem ser transmitidos para os alimentos que já estão prontos. Esse tipo de contaminação pode acontecer por meio da transferência de microrganismos de um alimento ou superfície, através de utensílios, equipamentos ou do próprio manipulador. Quando a contaminação de algum alimento ocorre dessa maneira é chamada de contaminação cruzada.
O controle na qualidade dos produtos tem impacto direto sobre a segurança e eficácia destes, e a falta de qualidade pode comprometer a saúde da população humana. De acordo com os parâmetros de qualidade, preconizados pela RDC 2014, a qualidade pode ser considerada como um conjunto de critérios que caracterizam a matéria-prima para uso destinado, sendo que, para a utilização desta matéria-prima é necessário garantir de qualidade e autenticidade do produto. A Resolução (RDC nº 14/2014) sobre a presença de materiais estranhos em alimentos e bebidas estabelece os seus limites de tolerância.
Objetivos:
 Averiguar a presença de formas contaminantes e sujidades em amostras de hortaliças minimamente processadas e comercializadas na cidade de Fortaleza Ceará.
Identificar, e caracterizar as formas parasitárias encontradas nas amostras.
Avaliar a presença de bactéria e fungos em amostras de alimentos.
Avaliar o grau de sujidades presentes nas amostras.
Esclarecer aos consumidores a importância das boas práticas e manipulação correta dos alimentos.
Ementa: As doenças podem ser veiculadas ao homem através dos alimentos, e que várias doenças podem ser transmitidas pela à manipulação inadequada dos alimentos. Os fatores que contribuem para a disseminação dos ovos, cistos e larvas, são facilitados pela transmissão pessoa-a-pessoa, e que aumentam o risco de infecções; outros fatores são as condições à que os alimentos são armazenados durante sua distribuição causando assim a presença de fungos e bactérias. Geralmente esses fatores que explicam a alta contaminação dos alimentos estão relacionados à falta de qualificação dos funcionários, a entrada de insetos nos expositores, o uso de luvas contaminadas, a temperatura dos refrigeradores inadequados e o uso de utensílios mal higienizados. Apesar dos conhecimentos a respeito dos microrganismos, mecanismos de intoxicações, infecções e das técnicas de higienização dos alimentos ainda são frequentes os surtos e casos de doenças de origem alimentar.

• Sáb 14/09/2019 08:00
  • Sáb 21/09/2019 08:00
  • Sáb 19/10/2019 08:00
  • Sáb 09/11/2019 08:00
Metodologia: O conteúdo programático será apresentado na forma de aulas teóricas/ Prática.
Serão abordados os principais assuntos:
1) Alimentos contaminados por parasitos; uma questão de Saúde Pública;
2). Alimentos contaminados por bactérias.
3) Boas práticas e manipulação adequadas dos alimentos;
4) Contaminação fúngica em alimentos.

Como recursos didáticos serão utilizados Lousa digital ou data show, documentários a respeito de contaminação alimentar.
Para aulas práticas serão utilizadas hortaliças minimamente processadas, ou seja, pronta para o consumo com a finalidade de investigar a contaminação por ovos, larvas de helmintos, cistos e oocistos protozoários e sujidades; pescados, sucos, sushis.
Culturas de bacterianas e fúngicas provenientes de alimentos diversificados.
Teste de identificação de bactéria gram positivas e negativas das culturas das culturas.
Teste de identificação de fungos.

Público alvo: Alunos do curso de nutrição, Enfermagem, Biomedicina.

Carga horária: 20 hsDias de semana: Sábado
Local: Sede do Parque EcológicoHorário: Manhã (AB/CD) – 4hs
Data ou Período: 14/09; 21/09;19/10;  09/11; 23/11.N º de vagas: 20
Investimento do aluno (a): 60,00