Evento: Projeto de Extensão CARDIOVIDA Voltar

• INVESTIMENTO DO ALUNO:
    R$ 170,00 + 1 Pacote de leite em pó a ser entregue no 1º dia de curso
  • site eventos
  • cartão de crédito (até 2x)

JUSTIFICATIVA: Possibilitar a prática da Fisioterapia cardiorrespiratória associada aos programas de Reabilitação Cardiovascular (Fases II e III) e Reabilitação Pulmonar (Fase ambulatorial). Serão trabalhadas técnicas e recursos fisioterápicos em pacientes portadores de cardiopatias, doenças vasculares, metabólicas e pneumopatias, que tem indicação e necessitem de acompanhamento supervisionado em ambulatório especializado. O projeto auxilia o aluno a compreender como poderá proporcionar melhora na qualidade de vida e evitar maiores comprometimentos sistêmicos aos pacientes envolvidos.
OBJETIVOS:
- REVISAR fundamentação teórica da anatomia, fisiologia e patologias cardiovasculares e pulmonares.
-TRABALHAR a relação teórico-prática no contexto cardiovascular, enfatizando as diferenças e associações patológicas cardiopulmonares.
- OPORTUNIZAR ao aluno a observação e execução de uma prática em campo ambulatorial, com realização de avaliação cinético-funcional seguida de diagnóstico, plano de tratamento e acompanhamento após avaliação médica e exames complementares.
- REALIZAR ações de promoção de saúde através de palestras educativas para acompanhantes e familiares dos pacientes em atendimento na clínica escola.
- REALIZAR integração dos alunos participantes dos projetos na clínica escola através da apresentação de estudos de casos.
- ATENDER a população encaminhada a fim de gerar um trabalho de intervenção relacionado com prevenção e tratamento clínico aos portadores de doenças cardiovasculares e/ou pneumológicas colaborando com a atenção primária numa área da saúde que tem alto índice de mortalidade..
EMENTA: Capacitar o aluno para reconhecer, avaliar, planejar e tratar as necessidades do paciente portador de cardiopatias, doenças cardiovasculares e pneumopatias seja agudo ou crônico, de aspecto clínico ou pré e pós-cirúrgico, proporcionando medidas e técnicas para tratamento, manutenção e prevenção. Oportunizar a observação da evolução dos pacientes em tratamento registrando parâmetros, encaminhamentos a serviços paralelos, orientação domiciliar e/ou possibilitar alta pós-tratamento.
METODOLOGIA:
      atendimento supervisionado composto por técnicas e recursos de fisioterapia respiratória e motora, execução do programa de reabilitação cardiovascular e metabólica (fase II e III) e reabilitação pulmonar (ambulatorial) para pacientes com indicação ao tratamento, manutenção e/ou prevenção que sejam portadores de agravos cardiocirculatórios e respiratórios de diagnóstico clinico ou cirúrgico.
      Ainda propõe-se trabalhar na execução de testes funcionais como: caminhada de 6 min, sentar /levantar, adipometria, manuvacuometria entre outros, para poder direcionar o paciente encaminhado ao programa de exercício supervisionado e monitorizado.
     Serão inseridos no programa indivíduos que se enquadrem nas condições especificadas em qualquer idade (crianças, adultos e idosos) e que forem encaminhados de serviços ambulatoriais ou hospitalares em parceria com a Clinica Escola de Medicina Unichristus e unidades hospitalares além de instituições conveniadas.
PÚBLICO ALVO: Alunos do Curso de Fisioterapia que já tenham cursado e sido aprovados nas disciplinas de: fisiologia I e II, patologia. Para participar deste projeto de atividade prática assistencial é preciso que esteja cursando ou já tenha cursado a disciplina de fisioterapia cardiológica e pneumológica.

• Qui 29/08/2019 14:00
  • Qui 17/10/2019 14:00
CARGA HORÁRIA TOTAL: 21h/a  (3 HORAS SEMANAIS)
DIAS DE SEMANA:
5ª feiras
HORAS DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR:
Serão validadas 21h como atividade complementar mediante a entrega do formulário A3 no ultimo dia do projeto.
HORÁRIO: 14H ÀS 17H
LOCAL: Clinica Escola de Fisioterapia – CEF
Nº DE VAGAS: 14 vagas (7 POR TURMA)

PERIODO DE INSCRIÇÃO: 19 a 23 de agosto de 2019