Evento: Diálogos sobre Arquitetura 2019.2 Voltar

ago 21 17:30
Diálogos sobre Arquitetura 2019.2

Tema da Palestra: Planejamento & Mobilidade Urbana – uma abordagem integrada.

Justificativa:
O Programa de Extensão Diálogos sobre Arquitetura busca promover o encontro entre alunos e profissionais, a fim de trazer para o debate a produção arquitetônica e urbanística e aproximar os alunos à prática profissional.

Esta edição do Programa traz uma referência relevante para o curso de Arquitetura e Urbanismo, André Soares Lopes, que é arquiteto e urbanista formado (2003) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Engenharia e Ciências Sociais pelo Instituto Tecnológico de Tóquio (2007), e ainda Doutor em Engenharia de Transportes pela UFC (2015). Hoje André atua na área acadêmica e é gerente de transporte e integração do Metrô de Fortaleza – Metrofor.

A palestra vai abordar a complexidade das cidades e uma visão integrada da correlação do planejamento urbano com a promoção de mobilidade urbana sustentável, relacionando elementos de uso e ocupação do solo e sua interdependencia com o sistema de transporte e alternativas de mobilidade.
Será uma oportunidade de discutir Planejamento Integrado de Uso do solo e Transportes, com alguém que explora a temática no âmbito acadêmico e profissional.

A palestra contará ainda com a colaboração do Professor Franco Matos, que é doutorando em Engenharia de Transportes na UFC, onde tem explorado a problemática da desigualdade socioespacial da acessibilidade e mobilidade em Fortaleza.

Objetivo geral:
Apresentar uma abordagem necessária de Planejamento Integrado de Uso do solo e Transportes.

Objetivos Específicos:
Estimular uma visão integrada da complexa trama da cidade;
- Apresentar referências para estudos e propostas de planejamento urbano e mobilidade;
- Identificar componentes relevantes do planejamento urbano que podem orientar a mobilidade sustentável;
- Identificar elementos relevantes da estrutura de mobilidade urbana que podem orientar o planejamento urbano;
- Identificar a interdisciplinaridade necessária na elaboração de planos e/ou projetos de arquitetura e urbanisno.

Ementa:
Ciclo de encontros para o debate de pesquisas, planos e/ou projetos vinculados à arquitetura e urbanismo, apresentados por profissionais da área. Exposição dos projetos e experiências em todas as suas etapas e troca de experiências baseadas na nossa realidade prática cotidiana.

Metodologia:
Palestra voltada para apresentação de pesquisas, planos e/ou projetos vinculados à arquitetura e urbanismo e/ou experiências profissionais, seguida de discussões entre os presentes. Nesta etapa a palestra será referente à de Planejamento Integrado de Uso do solo e Transportes.

Público alvo:
 Alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Produção da Unichristus e Público externo.

Carga horária:
1h/a.

N° mínimo de inscritos:
10 alunos.

• Qua 21/08/2019 17:30
Dia: Quarta-feira, 21 de agosto de 2019.

Horário: 17h30min às 18h30min.

Local: Auditório II.

Unichristus - Campus Dom Luís