Evento: Projeto Estrutural utilizando o software Eberick Voltar

abr 26 13:40
abr 27 08:00
Projeto Estrutural utilizando o software Eberick
  • Valor: R$ 66,00 (Preço válido até a realização do evento). Inscrições até o dia 24 de abril de 2019.
  • Pagamento, somente, por meio do cartão de crédito no Painel de Eventos do site da Unichristus. Não haverá opção de pagamento por boleto bancário.
  • Cartão de crédito.

Professor: Eric Mateus.

Justificativa:
Em um curso tradicional de estruturas de concreto armado são apresentadas as leis que governam o comportamento do material e que possibilitam sua simulação numérica. Devido à robustez teórica da temática supracitada, torna-se inviável abordar as práticas inerentes à concepção de um projeto de uma estrutura de concreto armado, tendo em vista que estas envolvem a concatenação de conceitos que permeiam várias disciplinas e cuja aplicação demanda muito tempo. Além disso, para melhorar a compreensão das premissas fundamentais e potencializar a sensibilidade do aluno, são aplicados, nos cursos de graduação, métodos simplificados que viabilizam uma abordagem analítica manual, mas que estão em desuso nas aplicações práticas. Para abordar modelos mais realistas, entretanto, é necessário fazer uso de ferramentas computacionais. Pela demanda do mercado por soluções eficientes em um curto período de tempo e pelo alto grau de complexidade da simulação do comportamento real das estruturas, é inimaginável o desenvolvimento de qualquer projeto estrutural sem o auxílio de um software.
O software Alto Qi Eberick® é uma ferramenta para modelagem, análise, dimensionamento e detalhamento de estruturas em concreto armado moldado in loco, pré-moldado, alvenaria estrutural e estruturas mistas, que possui recursos para agilizar as etapas de modelagem estrutural para pilares, vigas, lajes, escadas, fundações, reservatórios, muros e elementos de estruturas mistas. A ferramenta produz o detalhamento dos elementos estruturais com suas armaduras com elevada qualidade. Os arquivos exportados pelo Alto Qi Eberick® possuem informações que podem ser importados por softwares BIM, fato que possibilita realizar a compatibilização com os outros sistemas da edificação. A ferramenta também realiza uma geração automática de memorial de cálculo e critérios de projeto, possibilitando ao usurário checar todas as informações adotados no cálculo das estruturas. É certo dizer que o Eberick® é, hoje, uma das ferramentas mais utilizadas no mercado brasileiro para concepção de projetos de estruturas de concreto armado.

Objetivo geral:
Possibilitar aos participantes um aprimoramento das técnicas avançadas na área de projeto de estruturas e promover uma capacitação na manipulação das ferramentas do Alto Qi Eberick®,software amplamente difundido no mercado brasileiro para análise, dimensionamento e detalhamento de estruturas de concreto armado.

- Conhecer os recursos e potencial de aplicação do Alto Qi Eberick® 2019;
- Simular situações corriqueiras nas atividades de um projetista de estruturas;
- Discutir experiências e diretrizes para a concepção estrutural;
- Elaborar um projeto de um edifício de múltiplos pavimentos com as principais ferramentas do sistema;
- Revisar o projeto e fazer uma análise crítica dos resultados.

Metodologia:
Aulas presenciais expositivas e dialogadas.

Conteúdo Programático:
Aula 1
- Lançamento do projeto;
- Estrutura de arquivos de projeto;
- Ambiente croqui;
- Linha de comandos;
- Comandos de visualização;
- Ferramentas de captura;
- Preparação das arquiteturas;
- Configurações iniciais;
- Lançamento dos pilares, vigas e lajes.

Aula 2
- Lançamento de cargas;
- Vinculação entre os elementos;
- Lançamento das paredes da escada;
- Copiando os croquis;
- Ajustando o croqui da cobertura;
- Lançamento do reservatório.

Aula 3
- Análise dos diagramas de esforços, das flechas e do dimensionamento das vigas;
- Análise dos diagramas de esforços, das flechas e do dimensionamento das lajes;
- Análise do dimensionamento dos pilares e fundações;
- Análise do dimensionamento do reservatório;
- Detalhamento das armaduras;
- Editor das armaduras do Eberick;
- Geração das pranchas.

Público-alvo:
Alunos dos Cursos Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia de Produção da Unichristus.

Principais disciplinas envolvidas:
Análise das Estruturas e Estruturas de Concreto.

Carga horária:
12 h/a.

N° máximo de inscrições:
20 alunos.

N° mínimo de inscrições:
10 alunos.

• Qui 25/04/2019 13:40
  • Sex 26/04/2019 13:40
  • Sáb 27/04/2019 08:00
Dia: 25/04/2019, 26/04/2019 e 27/04/2019.

Horário e Local: 25/04/2019 - 13h40min às 17h40min (Laboratório de informática do NAT);
              26/04/2019 - 13h40min às 17h40min (Laboratório de informática 208);
              27/04/2019 - 8h às 12h (Laboratório de informática 208).

Observações importantes:
1) As inscrições estão abertas até o preenchimento das vagas que são LIMITADAS
2) Caso não haja formação do número mínimo de inscritos, a Atividade Complementar será cancelada.
3) Atividade Complementar exclusiva para os alunos devidamente matriculados na Unichristus.
4) As horas de atividade complementar validadas mediante comprovação de 75% de presença e entrega de formulário A-3.

Unichristus - Campus Dom Luís

Av. Dom Luis, 911 Meireles, Fortaleza - CE,