Evento: Dinâmicas alimentares transnacionais: Voltar

abr 09 18:20
Dinâmicas alimentares transnacionais:

Pr
áticas alimentares dos imigrantes brasileiros na França
O trabalho a ser apresentado tem como interesse principal a alimentação dos imigrantes brasileiros na cidade de Lyon (França). Desde os anos 2000 percebe-se um aumento dos fluxos migratórios entre Brasil e França. Estes processos de migração têm como consequência a intensificação dos contatos entre as populações de cada país. Ao longo da instalação no país de destino, os imigrantes procedem reconfigurações nas suas práticas e representações alimentares. Para “matar a saudade”, redes de imigrantes e meios de abastecimento alimentares vinculados ao país de origem se estruturam para facilitar a instalação no país de destino. Quais são as práticas alimentares dos imigrantes brasileiros na França? Como esses últimos operam as representações alimentares de ambos países? Pretende-se com esta apresentação descrever a metodologia qualitativa utilizada até então, exemplicando-a com alguns dados de campo obtidos entre setembro de 2018 e fevereiro de 2019 na cidade de Lyon.
A tese de Marie Sigrist, palestrante está inserida no eixo de pesquisa do pólo de ciências sociais do Centro de pesquisa do Instituto Paul Bocuse. As pesquisas realizadas nesse eixo abrangem a observação e compreensão das  dinâmicas sociais e culturais das práticas alimentares contemporâneas, no contexto da globalização. Utilizando a coleta de dados qualitativos e comparativos, busca-se uma análise aprofundada das relações entre fenômenos globais atuais (a aceleração das trocas internacionais, as novas tecnologias, preocupações ambientais) e culturas alimentares. A pesquisa aqui apresentada propõe entender os meios de fornecimentos de alimentos, além de suas práticas mercadológicas, de consumo e de representação em contexto transnacional franco-brasileiro.

• Ter 09/04/2019 18:20
A palestra será proferida por Marie Sigrist que é doutouranda em antropologia sob a orientação de Isabelle Bianquis (Universidade de Tours) e Maxime Michaud (Centro de pesquisa do Instituto Paul Bocuse). Sua pesquisa de doutoramento se interessa pelas dinâmicas alimentares transnacionais, notadamente a alimentação dos imigrantes brasileiros na França e os imigrantes franceses no Brasil. Durante o seu mestrado em antropologia no Museu Nacional de História Natural (Paris), ela realizou uma pesquisa de campo sobre os vínculos entre alimentação, patrimonialização e turismo em Quito (Equador).
A palestra será apresentada para os professores e alunos do curso de gastronomia da Unichristus e aberta ao público em geral.

Unichristus - Campus Parque Ecológico

Rua João Adolfo Gurgel, 133 Cocó, Fortaleza - CE, Auditório do Térreo