Evento: OFICINA – APLICABILIDADE CONTÁBIL Voltar

abr 13 08:00
OFICINA – APLICABILIDADE CONTÁBIL
  • Presencial - 4º andar - Unichristus - Sede Dionísio Torres.

A OFICINA – APLICABILIDADE CONTÁBIL no combate a lavagem de dinheiro  justifica-se  tendo em vista a lavagem de Dinheiro “legalizada” tem sido uma grande preocupação dos organismos de controle, uma vez que as instituições de Direito Pública e Privada legalizadas, aproveitam dos marcos das prerrogativas de leis e normas, para enviar dinheiro para o exterior, sem declarar o dinheiro ao Fisco, entre eles: Municipal, Estadual e Federal.

Objetivo geral: Entender como ocorre o processo da “lavagem” de dinheiro, destacando os impostos não recolhidos aos cofres públicos e não distribuídos a “Sociedade”.

Identificar os tipos de lavagem de dinheiro;
    Caracterizar a lei de isenção fiscal, tendo como eixo os artigos do CTN;
Explicar os impostos devidos e não pagos, tendo como base a lei de isenção de impostos tributados.

• Sáb 13/04/2019 08:00
Metodologia:
1º Momento: Aula Expositiva com uso de Data Show, uso do quadro branco e pincel com esquema direcionado, durante a aula os alunos apresentarão os seus questionamentos sobre a temática abordada.(50 minutos)
2º Momento: Os alunos receberão um estudo de caso, identificando os impostos devidos ao caso apresentado. (20 minutos)
3º Momento: Um vídeo de 5 minutos e debate de vinte minutos com interferência direta do professor, destacando os casos apresentados. (25 minutos)
4º Momento: Os alunos presentes serão divididos em dois grupos, o grupo A e o grupo B, analisarão o texto: A corrupção Limpa – e os impostos não pagos, durante vinte minutos, produzirão no papel A3, um cartaz com mapa mental, destacando os pontos a serem debatidos, tendo como base o texto apresentado. (35 minutos)
5º Momento: Espaço da Discursão – cada grupo apresentará os pontos negativos e positivos, tendo o professor como principal expoente direcional.(50 minutos)
6º Momento: O professor fará o fechando apresentando os pontos de reflexão apresentados e questionando os alunos como a lavagem de dinheiro interfere na vida do Cidadão Brasileiro. (50 minutos)

Público alvo:
Alunos do curso de Ciências Contábeis/ Administração/ Direito.

Unichristus - Campus Dionísio Torres

Rua Israel Bezerra, 630 Dionísio Torres, Fortaleza - CE, Laboratório