Evento: Projeto de Extensão Fisioterapia Neurofuncional Voltar

fev 25 12:00
fev 27 12:00
Projeto de Extensão Fisioterapia Neurofuncional
INSCRIÇÃO
  • INVESTIMENTO DO ALUNO:
    R$ 125,00 (Aluno matriculado na Unichristus) + 1 Pacote de leite em pó a ser entregue no 1º dia de curso
    R$ 225,00 (Egressos, alunos de outra IES e Profissionais) + 1 Pacote de leite em pó a ser entregue no 1º dia de curso
  • site
  • Cartão de crédito
  • Inscrições encerradas

JUSTIFICATIVA: 
A fisioterapia neurofuncional tem como objetivo atuar nas disfunções neurológica, com base no trabalho da função muscular, sensibilidade, coordenação, equilíbrio, treino de marcha, objetivando o retorno do paciente as atividades da vida diária promovendo maior independência funcional, autonomia e maior participação social. Há um aumento expressivo dos casos de patologias neurológicas, principalmente devido ao envelhecimento populacional e ao aumento do número de acidentes por arma de fogo e automobilístico.  
OBJETIVOS:
- Oportunizar aos alunos habilidades práticas para a assistência fisioterapêutica direcionada ao paciente neurológico, utilizando principalmente os recursos disponíveis em sua formação acadêmica.
- Possibilitar aos alunos o direcionamento para a realização de uma avaliação fisioterapêutica e orientações aos pacientes neurológicos. 
- Estimular os alunos na realização de pesquisas e interesse pela área de atuação devido aos inúmeros benefícios que a fisioterapia poderá demonstrar nestes pacientes.
EMENTA: 
Capacitar o aluno a avaliar, executar o planejamento da abordagem terapêutica, tratar as disfunções neurológicas e orientar o paciente para a continuidade dos cuidados. Proporcionando tratamento, prevenção de agravos e manutenção dos resultados obtidos através de orientações específicas. Registrar a evolução do tratamento e estimular os alunos para a realização de discussões, elaboração e apresentação dos casos clínicos nos eventos científicos da Unichristus. 
METODOLOGIA: 
Os pacientes serão captados através da divulgação do projeto, junto aos serviços hospitalares e ambulatoriais que prestam assistência médica e /ou odontológica a pacientes neurológicos. Serão inseridos no projeto os pacientes que apresentarem o encaminhamento com o devido diagnóstico.
O atendimento será supervisionado e orientado pela professora responsável, incluindo a avaliação fisioterápica através de uma ficha específica.
Alguns recursos fisioterapêuticos como: eletrofototermoterapêuticos, cinesioterapia e fisioterapia manual, poderão ser utilizados no atendimento na Clínica Escola de Fisioterapia, local onde dispomos de estrutura física e equipamentos que atendem as necessidades do projeto.
PÚBLICO ALVO: 
Alunos regularmente matriculados no Curso de Fisioterapia da Unichristus, que estejam cursando ou já cursaram a disciplina: Fisioterapia Neurológica. Acadêmicos do Curso de Fisioterapia de outras IES. Profissionais e Egressos do Curso de Fisioterapia da Unichristus. 

DATA/HORA
  • Seg 25/02/2019 12:00
  • Qua 27/02/2019 12:00
PROGRAMAÇÃO
CORPO DOCENTE:Karoline Sampaio Nunes Barroso

CARGA HORÁRIA: 44h/a (4h/a semanais) (11 dias para cada turma)

DIAS DE SEMANA: 
Turma I: 2ª feira 
Turma II: 4ª feira

HORÁRIO: 12h às 16h

Nº DE VAGAS:10  5 alunos por turma

LOCAL: Clínica Escola de Fisioterapia da Unichristus - CEF

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 7 a 18 de fevereiro de 2019

PERÍODO DA ATIVIDADE:   
 Turma I
: 25 de fevereiro  a 20 de MAIO de 2019
 Turma II: 27 de fevereiro a 22 de MAIO de 2019

HORAS DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Serão validadas 44h/a como atividade complementar mediante a entrega do formulário A3 no último dia do projeto.
LOCAL

Clínica Escola de Fisioterapia

ENDEREÇO

Rua Vereador Paulo Mamede, 130 Papicu, Fortaleza - CE,

TELEFONES INFORMAÇÕES

(85)3265-8113

Compartilhe nas redes sociais