Evento: Da Independência a Temer Voltar

nov 17 08:00
Da Independência a Temer

Da independência a Temer: datas e fatos que marcaram a história política brasileira

Justificativa:
O conhecimento histórico é fundamental para compreender os meandros da realidade. Qualquer estratégia consistente que pretenda refletir e/ou intervir sobre as problemáticas sociais passa, necessariamente, pelo estudo da construção das instituições, movimentos e atores que representaram momentos cruciais do passado. Na era das redes sociais, a visão histórica acaba sendo escamoteada, ficando presa ao mundo acadêmico, sujeita a uma série de superficialidades e distorções. Acredita-se que o presente só fará sentido quando for inserido dentro de um movimento estrutural e totalizante, interligando os percursos da sociedade, política e economia. Devemos buscar as causalidades dos fenômenos que nos inquietam. Um dos caminhos possíveis é o mergulho na história do Brasil. A grande questão a ser debatida: Como o Brasil foi se construindo ao longo de quase dois séculos de insurreições, ditaduras, instabilidade econômica, exclusões e democracia claudicante?

• Sáb 17/11/2018 08:00
Objetivo geral:
Analisar, panoramicamente, as principais datas e fatos que marcaram a política brasileira desde a independência (1822).

- Discutir a lógica de construção do Império e da República velha (1822/1889);
- Compreender as contradições da Era Vargas e o desenvolvimentismo (1930/1964);
- Interpretar os entraves da redemocratização e suas crises (1985/2013/2018).

Metodologia:
A partir da historiografia política brasileira e análises conjunturais, pretende-se utilizar o método “viagem de trem” (Geoffrey Blainey), visando percorrer, a partir de imagens e datas, as diferentes estações da vida política brasileira.

O curso será realizado no formato de aulas expositivas e debates. O aluno produzirá um pequeno ensaio (relato de um viajante) no final do minicurso.

Público alvo: Alunos dos mais diferentes cursos da graduação e pós-graduação.
Principais disciplinas envolvidas: Sociologia, Antropologia, Ciência Política, História, Formação Socioeconômica, Economia Política, Estado brasileiro.

OBS: Para o curso ser realizado é preciso 15 participantes no mínimo.
Horário: 08:00 às 12:00h
Dia: 17/11/2018