Evento: Visita Técnica ao Espaço Urbano de Fortaleza Voltar

nov 17 08:00
Visita Técnica ao Espaço Urbano de Fortaleza
  • Valor: R$ 10,00. Inscrições até o dia 14 de novembro de 2018.
  • Pagamento, somente, por meio do cartão de crédito no Painel de Eventos do site da Unichristus. Não haverá opção de pagamento por boleto bancário.
  • Cartão de crédito

Justificativa:
A disciplina de Teoria do Urbanismo tem a cidade como elemento central de análise. É de fundamental importância vivenciar este espaço com os alunos, de modo a tornar os debates de sala de aula menos teórico, viabilizando a aplicação de métodos de leitura do espaço Urbano e aguçando o senso crítico. Esta experiência permite ainda o reconhecimento dos diversos atores que compõem o espaço urbano e suas relações.

Categoria:
Extensão.

Objetivos Geral:
Realizar a Leitura do Espaço Urbano.

Aplicar teorias de pensadores que tentam compreender e explicar os fenômenos urbanos no caso de Fortaleza.
Compreender a produção do espaço urbano como processo econômico, político e social.
Estimular a reflexão crítica sobre os processos de produção das cidades.
Estimular o olhar crítico sobre a cidade.

Metodologia:
Iniciar debate e orientação de percurso a ser seguido em sala de aula (aula anterior). Os textos apresentados e discutidos em sala de aula serão o foco do debate aplicado na região, em especial o que aborda a metodologia de Kevin Lynch sobre a leitura do espaço urbano, e outros autores que abordam desigualdade, terra e informalidade. Uma leitura adicional sugerida aos alunos é o livro "Fortaleza - Transformações na Ordem Urbana", que abordam questões mais específicas do espaço urbano de Fortaleza. Em sala de aula, os alunos abordarão os bairros contemplados, bem como se familiarizarão com os mapas e fotos aéreas da região e serão registrados depoimentos da expectativa do percurso a ser seguido. Sequencialmente será realizado o percurso ao longo da costa de Fortaleza, entre os bairros Barra do Ceará e Cais do Porto. Onde o processo de observação e análise do espaço urbano se dará durante o percurso dentro do transporte, além de 3 paradas relevantes em espaços públicos no centro da cidade e nos dois bairros extremos do percurso. Devem ser observados e registrados elementos de leitura do espaço urbano identificados pelos alunos (vias, limites, regiões, nós e marcos) e representativos da imagem da cidade. Os aspectos sociais e críticos também devem ser considerados. Ao final da visita será interessante compartilhar as diferentes impressões de cada participante, com destaque também para registro de possíveis conflitos urbanos identificados pelos alunos.

Metodologia:
Visita Técnica.

Público alvo:
Alunos dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia de Produção da Unichristus.

N° mínimo de inscritos:
10 alunos.

Principais disciplinas envolvidas:
Todas as disciplinas do curso.

Carga Horária:
2 h/a.

• Sáb 17/11/2018 08:00
Dia: Sábado, 17 de novembro de 2018.

Horário: 8h30min às 12h.
Saída do transporte às 8h da Unichristus.

Unichristus - Campus Dom Luís

Avenida Dom Luís, 911 Meireles, Fortaleza - CE,