Evento: Metodologia qualitativa para estudos de campo Voltar

nov 09 14:00
nov 10 08:00
Metodologia qualitativa para estudos de campo

Título da atividade proposta: Seminário: Metodologia qualitativa para estudos de campo

Conferencista: Prof. Dr. Luiz Fábio Silva Paiva.
Professor Adjunto III de Sociologia do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará. Lecionou no Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Amazonas, no período de 2009 a 2012. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará, Mestrado e Doutorado em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará. É pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) e realiza estudos sobre os efeitos sociais da violência em populações que vivem em territórios marginalizados. Coordenou o projeto de pesquisa "(In)segurança na fronteira: sobre como os moradores de Tabatinga falam do perigo e da violência na Tríplice Fronteira Amazônica (Brasil, Colômbia e Peru)". Atualmente, coordena o projeto de pesquisa "As transformações sociais do crime em Fortaleza" e o projeto de Extensão Universitária da UFC Traficando Saberes. É colaborador do Observatório da violência de Gênero do Amazonas, do grupo de pesquisas ILHARGAS ? Cidades, Políticas e Saberes na Amazônia e do Fórum Popular de Segurança Pública do Estado do Ceará.
Categoria: Seminário
Justificativa:
Faz parte das atividades do programa de mestrado em Direito da Unichristus a realização frequente de seminários para os alunos, de modo a permitir o aprofundamento em torno de temas relevantes com docentes que não integram o quadro permanente. No caso, o programa receberá professor da Universidade Federal do Ceará, integrante do corpo docente do programa de Sociologia, sobre tema metodológico que tem sido mais frequente nas pesquisas desenvolvidas pelos mestrandos: pesquisa de campo.
Objetivo geral:
A disciplina tenciona pensar o fazer da pesquisa de campo, refletindo sobre desenhos de pesquisa e caminhos possíveis para construção do conhecimento de fenômenos sociais. Investe na ideia de que a pesquisa é resultado de um trabalho sistemático que requer criatividade, problematização, objetivação, planejamento e capacidade para manejar múltiplas maneiras de conhecer o mundo social. Insiste no princípio de que a pesquisa de campo requer uma organização especial para que as informações possam retratar as evidências constitutivas do problema estudado.
- Buscar fornecer algumas técnicas, ferramentas e  experiências práticas de trabalho de pesquisa de campo, pela via qualitativa, considerando que essa atividade envolve condições objetivas de aplicação de instrumentais e, também, de tempo para pensar e escrever. .
- Demonstrar como o estudo pode ser elaborado a partir de uma lógica de compreensão e análise que envolve um trabalho ativo do pesquisador no encaminhamento de cada passo da pesquisa,
- Buscar uma lógica relacional entre teoria e prática.
- Refletir sobre rotinas e ferramentas  necessárias para manutenção de uma relação contínua com o trabalho.
- Analisar como a literatura pode ser uma caixa de ferramentas para discutir informações evidenciadas pelo trabalho de investigação.

• Sex 09/11/2018 14:00
  • Sáb 10/11/2018 08:00
Metodologia:
Seminário expositivo
Público alvo:
Alunos e Professores do mestrado

Carga horária: 12h/a de seminário

Dias de semana:
09 de novembro de 2018 (sexta) – 14h – 18h
10 de novembro de 2018 (sábado – 08h-12h e 14-18h.

N º de vagas: 50

Corpo docente:
Prof. Dr. Juraci Mourão Lopes Filho (Mesa)
Prof. Dr. Fayga Bedê

Campus Parque Ecológico

Rua João Adolfo Gurgel, 133 Cocó, Fortaleza - CE, Sala 205 (2º andar)