Evento: V SEMANA DA BIOMEDICINA - PREDIÇÃO DE ALVOS (ONCO) Voltar

nov 21 08:00
V SEMANA DA BIOMEDICINA - PREDIÇÃO DE ALVOS (ONCO)
  • Acadêmicos:
    Mini curso e camiseta (R$ 80,00)

Profissionais
    Mini curso e camiseta (R$ 120,00)

Mini-curso: PREDIÇÃO DE ALVOS PARA TERAPÊUTICA EM ONCOBIOLOGIA

Ementa:
Este minicurso tem como objetivo principal abordar técnicas computacionais, celulares e moleculares que possam auxiliar no desenvolvimento de novos fármacos para o tratamento das neoplasias malignas, condições que afetam de modo significativo a população mundial.  Durante o minicurso, será apresentado todo o percurso de um novo agente terapêutico até chegar no amplo mercado para a população, passando pelos testes pré-clínicos até a fase clínica. Além disso, serão mostradas ferramentas computacionais que auxiliam na busca de novos fármacos antineoplásicos, de modo a compreender os alvos farmacológicos e a interação com o organismo humano. Por fim, aliado aos ensaios computacionais, serão abordadas as principais análises celulares e moleculares confirmam o efeito antitumoral dos compostos estudados, demonstrando seu mecanismo de ação.

Objetivos:

Mostrar todo o processo para o desenvolvimento de um novo medicamento/fármaco antineoplásico.
    Mostrar  ferramentas computacionais de predição de farmacocinética de medicamentos.
    Mostrar a ferramenta computacional de predição de alvos farmacológicos.
    Mostrar os princípios básicos da Ancoragem molecular (Molecular Docking).
    Abordar as características do câncer que favorecem o direcionamento da escolha de novos fármacos.
    Apresentar os ensaios experimentais que são realizados para validar as moléculas selecionadas como potencial terapia antineoplásica.

• Qua 21/11/2018 08:00
Quarta-feira (21 de novembro de 2018 - MANHÃ e TARDE)
08:00h às 12:00h e 13:30h às 17:30h

Profa. Dra. Caroline de Fátima Aquino Moreira Nunes
Prof. Me. Felipe Pantoja Mesquita

PUBLICO ALVO: Alunos inscritos na V Semana da Biomedicina

CARGA HORÁRIA: Validação da carga horária total do evento, mediante frequência mínima de 75%, para os alunos do Curso de Biomedicina e para os demais cursos conforme a tabela.

LOCAL: Laboratório de Informática do primeiro andar
              Unichristus – Sede Parque Ecológico