Evento: Assistência Fisioterápica na Terapia Intensiva Adu Voltar

jul 09 07:00
Assistência Fisioterápica na Terapia Intensiva Adu
  • R$ 200,00 (Aluno matriculado na Unichristus, Egressos e Profissionais fisioterapeutas)
  • site
  • Inscrições encerradas

JUSTIFICATIVA:
Apresentação das rotinas da assistência fisioterápica no paciente internado na unidade de terapia intensiva constando desde a avaliação ao atendimento fisioterápico. Mostrar a importância da assistência integrada prestada ao paciente pela equipe multiprofissional. A aplicação de recursos mecânicos, manuais em fisioterapia respiratória e a fisioterapia motora vem sendo bastante utilizada nas rotinas fisioterápicas hospitalares. O uso destes recursos proporciona ao paciente uma opção a mais de tratamento potencializando a sua recuperação e otimizando custos para a instituição hospitalar. A atuação do fisioterapeuta na ventilação mecânica também vem crescendo bastante ao longo do tempo. Dar condição ao aluno para que ao chegar no 10° semestre, ele já tenha alguma experiência na assistência fisioterápica na UTI. O horário das atividades será semelhante a um plantão (10 horas durante quatro dias).

OBJETIVOS:
Proporcionar ao acadêmico uma prática no atendimento fisioterápico no paciente grave, internado na UTI; uso de recursos mecânicos e manuais em fisioterapia respiratória, motora e noções de ventilação mecânica.
EMENTA:
Demonstrar e possibilitar ao aluno o atendimento fisioterápico respiratório e motor na UTI estudar e analisar a aplicação de recursos fisioterápicos como: Epap, Reanimador de Muller, Incentivadores respiratórios (respiron), resuscitador manual (ambú), ventilometro, manovacuometro e cuffometro enfocando sua aplicação a nível hospitalar (UTI).  E também ressaltar a importância da fisioterapia motora na UTI e assistência ao paciente sob ventilação mecânica.

METODOLOGIA:
Aula prática na UTI, aula expositiva para revisão (se necessário), aula prática no laboratório (se necessário) com recursos fisioterápicos e aula prática de ventilação mecânica no laboratório de informática com o X-LUNG.

• Seg 09/07/2018 07:00
DIAS DE SEMANA: 09, 10, 12 e 17/07/2018.
HORÁRIO: 7:00 às 12hs e 13:00 às 18hs.
Nº DE VAGAS: 06 vagas
PERÍODO DA INSCRIÇÃO: 12 a 18 de junho de 2018
CARGA HORÁRIA: 40 hs
LOCAL: UTI do Instituto Dr. José Frota
ATIVIDADE COMPLEMENTAR: Serão validadas h/a como atividade complementar mediante a entrega do formulário A3 até o último dia de projeto.

IJF

Rua Barão do Rio Branco, 1816 - Centro, Fortaleza - CE, 60025-061, 1816 centro, Fortaleza - CE,