Evento: Aula Magna dos Cursos do Núcleo de Tecnologia Voltar

Arquitetura e Urbanismo

Tema: Engenharia e Arquitetura numa visão racional e sustentável

Palestrante: Francisco Eugênio Montenegro da Rocha

Graduado em engenharia civil em Dez/1981 na Universidade Federal do Ceará. Sócio fundador da COOPERCON-CE e da ADIT (Associação para o Desenvolvimento Imobiliário do Nordeste). Em 1991, como diretor da Ádamo Construções, alfabetizou a primeira turma de operários em canteiros de obras do Ceará. Comanda a Fibra Engenharia que fundou em 1994 em sociedade com o Industrial Ivan José Bezerra de Menezes. Idealizou em 1998 o INOVACON-CE, um avançado instituto de pesquisa e inovação na construção civil cearense. Realizou diversos empreendimentos em parceria com outras empresas: Método Engenharia de São Paulo, IRB Empreendimentos Imobiliários, Construtora Placic, Tech Construtora e grupos financeiros SL/Par e Comdal. Em 2011 formou a primeira turma de mulheres pedreiras na construção civil do Ceará, tendo treinado 08 profissionais através do convênio SENAI-SINDUSCON-CE. Criou e patenteou a marca PLUG AND PLAY SYSTEM em 2001, um moderno conceito de entrega de edifícios totalmente equipados e decorados.

De forma pioneira no Brasil, aplica desde 1999 em suas obras os conceitos de “Lean Construction”, um método produtivo baseado no Sistema Toyota de Produção (STP). Publicou três livros sobre Construção de Edifícios baseados na aplicação da Produção Enxuta nas obras da Fibra juntamente com os engenheiros Pedro Eduardo, Madalena Osório Leite e o professor Dr. Luiz Fernando Mählmann Heineck. Co-autor de 10 trabalhos científicos publicados em congressos da área de gerenciamento da construção civil, destacando-se entre eles o trabalho intitulado: Technological Interventions in the Control of Services in a Lean Environment, na décima Annual Conference for Lean Construction.

Buscando aprimorar a gestão de suas obras, recebeu em seus canteiros a visita de diversos engenheiros para troca de experiências, entre eles: Hugo Marques da Rosa (Método), Luis Tavares de Carvalho (Mercedes Benz), Luc de Ferran (Ford), Jefferson Gomes (ITA), Carlos Torres Formoso (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), José de Paula Barros Neto (Universidade Federal do Ceará), José Ramalho (NUTEC); Gregory Howell (Institute for Lean Construction – EUA), Glenn Ballard (Universidade de Berkeley em São Francisco - Califórnia), Lauri Koskela (Universidade de Salford – Inglaterra).

Em 2012, recebeu o prêmio de melhor construtora em Tecnologia e Qualidade do Ceará, honraria concedida pelos votos dos então 580 associados do Sinduscon-CE.

Público-alvo: alunos do primeiro e segundo semestres dos Cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Arquitetura e Urbanismo

• Seg 29/08/2016 18:30

Campus Dom Luís - Auditório I (15º andar)

Av. Dom Luís, 811 Meireles, Fortaleza - CE,